Você costuma, ou pretende, oferecer cupons de desconto em sua loja? Você sabe o que diz a lei sobre essa prática? Quer saber? Então, esse artigo é para você!
Não é de hoje que os cupons de desconto se tornaram uma ótima ferramenta de marketing, e se lá fora eles já eram bem populares, por aqui, agora que começaram a virar febre.
Com certeza, você já deve ter se deparado com muitos deles na internet, como os cupons shopee, por exemplo, que acabaram estimulando muito as compras por essa plataforma.
O fato é que essa estratégia de oferecer benefícios adicionais através de cupons de desconto vem crescendo a cada dia, visando atrair consumidores e alavancar as vendas. Mas, será que essa prática é legal?
Pois bem, antes de saber o que a lei diz sobre essa prática, vale conhecer alguns dos seus muitos benefícios, os quais vêm atraindo, cada vez mais, adeptos.
Benefícios dos Cupons de descontos
– Aumentar o ticket médio: é possível oferecer cupons de desconto apenas para compras acima de determinado valor, incentivando o cliente a comprar mais para usufruir do benefício.
– Segmentar as promoções: é possível segmentar as promoções para controlar, de uma forma mais eficiente, o perfil do benefício concedido aos consumidores.
– Incentivar a conclusão da compra: geralmente, devido ao valor do frete, muitos consumidores acabam não concluindo a compra. E o cupom de desconto pode ser um importante estímulo ao fechamento do negócio.
– Aumentar vendas em períodos de baixa: períodos de baixa são comuns nas vendas online, principalmente, em fins de semana e feriados. Nesses casos, os cupons de desconto podem ajudar a incentivar os consumidores a comprarem mesmo nesses períodos.
– Atrair com frete grátis: o valor do frete vem assustando muitos consumidores que acabam abandonando o carrinho. Ao oferecer cupom de desconto com frete grátis, sem dúvida, aumentará muito as chances de concretizar as compras.
– Melhorar a taxa de conversão do e-mail marketing: oferecer preços especiais para seus clientes por e-mail e tempo limitado aumenta as chances de compras por impulso.
Certamente, os benefícios não param por aí e nem caberiam em um artigo apenas, mas esses já mostram, de uma forma eficiente, a importância de implementar o cupom de desconto em sua loja. Mas, afinal, o que diz a lei sobre essa prática?
O que fala a Lei sobre Cupons de Desconto
Pronto, agora que já sabe a importância dos cupons de desconto para os lojistas, chegou a hora de saber o que diz a lei sobre essa prática.
De acordo com a Lei 8.603/19, dos deputados estaduais André Ceciliano e Waldeck Carneiro, a partir de agora, os descontos anunciados pelos comerciantes terão que estar devidamente descritos nos cupons fiscais, de forma clara e individualizada por produto.
Dessa forma, o comércio varejista deve aplicar a regra, inclusive, na concessão de gratuidade, condicionada a aquisição de determinada quantidade de produto, ou de mercadoria diversa.
Na verdade, essa Lei tem por objetivo impedir que comerciantes compilem o valor total economizado com promoções ao final do cupom fiscal.
Vale saber que o não-cumprimento da lei acarretará em sanções do Código de Defesa do Consumidor ao estabelecimento infrator.
Enfim, como podemos ver, a prática do cupom de desconto traz inúmeros benefícios, tanto para os lojistas, como para os consumidores. Portanto, a dica é investir nessa potente estratégia e ferramenta de marketing e, assim, poder encontrar um espaço nesse mercado, cada vez mais competitivo, do e-commerce.