marketing jurídico

Como usar as redes sociais para fazer marketing jurídico

Fazer marketing jurídico pode ser bem diferente do que montar uma estratégia para outros nichos, isso porque o nicho jurídico lida com informações complexas e até muita das vezes proibidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB de serem abordadas livremente em um blog, por exemplo. 

Além disso, a pouco mais de um ano foi aprovada a lei que permite o impulsionamento de postagens de advogados nas redes sociais, ou seja, ainda é algo relativamente novo no universo do marketing jurídico.

Por que utilizar as redes sociais para o marketing jurídico?

As redes sociais é um dos maiores meios de divulgação de serviço e produto do empreendedor, com os advogados isso não é diferente, por lá é possível divulgar a sua imagem e construir autoridade no universo jurídico por meio de postagens regulares.

Utilizar desse recurso com certeza é um grande diferencial dentro do mercado, além de educar os leitores da sua página, você consegue transformá-los em possíveis clientes com uma boa estratégia de marketing jurídico. 

Nesse artigo iremos listar algumas maneiras de fazer marketing jurídico para promover o seu escritório nas principais redes sociais de maneira assertiva e conseguir captar cada vez mais clientes.

Divulgue o seu escritório no Facebook

Divulgue o seu escritório no Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, são quase 3 bilhões de usuários cadastrados. Isso significa que você conseguirá atingir um público enorme com uma estratégia bem executada.

O primeiro passo é criar uma página na rede social e adicionar todas as informações importantes para contato, afinal, queremos que o seu leitor não tenha dificuldades para te encontrar em caso de interesse no seus serviços. 

Para alcançar um público ainda maior, você pode vincular anúncios pagos divulgando o seu escritório mas para que essa prática seja bem sucedida, é importante seguir a risca o Código de Ética e Disciplina da OAB assim como contar com um bom gerenciamento de anúncios do Facebook para te ajudar a organizar e monitorar a sua campanha.

Além dos anúncios, ter uma cadência de posts é bem importante para engajar o seu público e ajudar nas conversões. Já existem ferramentas que te permitem programar e gerenciar o seus posts de maneira fácil, investir nelas pode te trazer mais visibilidade e insumos para uma tomada de decisão já que você conseguirá acompanhar as métricas geradas em cada post.

Divulgue o seu escritório no Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram é um dos maiores canais de divulgação atualmente, a rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários e diversas modalidades específicas  para divulgação de empresas dando mais autonomia e praticidade ao empreendedor.

Uma das vantagens do Instagram é a possibilidade de vincular-se com a sua página no Facebook, integrando essas duas redes sociais você vai conseguir ter uma visualização macro da sua estratégia de marketing jurídico sem grandes problemas, o que é uma grande vantagem na hora de analisar os dados da sua estratégia e ver se ela está trazendo os resultados desejados.

Nessa rede social você consegue crescer a sua rede de seguidores de várias maneiras diferentes, uma delas é utilizar os stories como uma forma de contato mais próxima com o seu público. Uma boa estratégia de marketing jurídico é colocar uma caixinha de perguntas nos stories e mapear quais são as dúvidas mais frequentes do seu público e depois criar conteúdos que irão abordar esses temas a fim de responder essas dúvidas e manter os seguidores engajados.

Por lá você também tem a possibilidade de fazer publicidade paga, então estudar o tema de como anunciar no Instagram é muito importante para criar uma campanha de anúncios assertiva que venha de fato trazer resultados que justifiquem o seu investimento.

Ainda falando de publicidade paga, você pode também acionar um influenciador que já tenha uma boa gama de seguidores para divulgar o seu consultório. Essa estratégia já se mostrou bastante eficaz para aumentar o número de leads e consequentemente possíveis conversões. 

Mas para isso é importante escolher o influenciador que tem mais proximidade com o seu nicho, assim os leads que chegarão a você estarão mais qualificados e isso certamente impactará positivamente a sua taxa de conversão.

Impulsionar a sua campanha de marketing jurídico com vídeos

A produção de vídeos nas redes sociais tem se tornado uma febre mundial nos últimos anos e isso fez com que praticamente todas as redes sociais ajustassem às suas funcionalidades fazendo a inclusão dos vídeos curtos como forma de entretenimento.

Mergulhar de cabeça nesse universo dos vídeos curtos é com certeza uma estratégia extremamente eficaz que, se bem feita, pode te tornar referência nas suas especialidades jurídicas. Além das redes sociais citadas anteriormente, você pode criar uma conta no Tik Tok ou até mesmo um canal no You Tube. Ambas as redes te proporcionarão um grande alcance do seu público-alvo. 

Conclusão

Como abordamos no artigo, utilizar as redes sociais a favor do seu negócio te proporcionará inúmeros benefícios sem contar que, para criar uma conta nas redes citadas não há a necessidade de um investimento financeiro, ou seja, você pode começar a fomentar a sua estratégia de marketing nas redes sociais a qualquer momento, mesmo que você esteja ingressando agora na profissão.

Bom, agora que você já sabe o que precisa fazer para ter sucesso na sua estratégia de marketing jurídico, é só colocar a mão na massa e começar a monitorar os resultados. Até a próxima!