O marketing jurídico envolve a divulgação de informações online que auxiliam clientes em potencial a reconhecerem serviços e advocacia.
Ao distribuir conteúdo online, seja em blogs, redes sociais ou até mesmo no YouTube, fica muito mais fácil encontrar os clientes certos.
Isso ocorre devido à segmentação e uso da intenção do usuário que permeiam essas plataformas.
Assim, ao criar conteúdo de qualidade em seu site, por exemplo, os clientes em potencial podem encontrá-lo e conhecer o seu escritório de advocacia.
Entenda mais sobre o marketing jurídico neste post!
O que é marketing jurídico?
O marketing jurídico representa o ato de vender serviços online. Esse termo refere-se à publicidade em mecanismos de pesquisa, sites, redes sociais e outras plataformas online.
O marketing digital hoje é uma das melhores maneiras de conquistar clientes novos em diferentes canais online.
Quando seu escritório de advocacia está presente online, você ganha reconhecimento, mais clientes e mais autoridade no seu setor.
Uma estratégia de marketing digital eficaz permite que seu escritório de advocacia melhore o retorno sobre o investimento e tenha mais lucros.
É importante notar que de acordo com o código da OAB os advogados não podem fazer campanhas publicitárias com objetivos estritamente comerciais.
No entanto, isso não inviabiliza o marketing digital, pois ele é muito versátil e é uma plataforma perfeita para distribuição de conteúdo informativo, o que é permitido pelo código dos advogados.
Como o marketing digital pode beneficiar os escritórios de advocacia?
Mais clientes, mais receita, maior alcance e melhor visibilidade — e essas são apenas as principais vantagens que um plano bem elaborado pode oferecer aos escritórios de advocacia!
Os principais benefícios relacionados ao marketing jurídico são:
1. Seu escritório se torna mais fácil de encontrar
Ao adicionar seu escritório de advocacia no Google Meu Negócio, fica muito mais fácil para os usuários encontrarem os seus serviços e saberem da sua existência.
Assim, você consegue conquistar mais clientes, simplesmente marcando presença online!
2. Você aumenta o ROI
Ao investir no marketing digital, você espera resultados, com as campanhas certas para o seu escritório, os resultados são facilmente alcançados.
Tudo que você precisa é de uma estratégia bem-feita para ter sucesso em suas campanhas e alcançar os resultados desejados.
3. Você ajuda as pessoas sem sair de casa
Como citamos anteriormente, de acordo com o código da OAB, os advogados não podem fazer campanhas para promover de maneira comercial.
Tendo de optar, então, por criar conteúdo informativo de qualidade. Considerando isso, podemos afirmar que ao criar conteúdo voltado a ajudar clientes em potencial, o seu escritório estará ajudando centenas ou milhares de pessoas.
Isso não só aumenta o reconhecimento do seu escritório, mas também ajuda a aumentar a credibilidade e confiança das pessoas acerca dos seus serviços.
Como fazer uma estratégia de marketing jurídico digital
O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital para advogados eficaz é entender quem é o seu público-alvo e o que precisa ser feito para destacar os seus serviços justamente para esse público.
Vamos ver as etapas necessárias para fazer isso abaixo:
1. Tenha um funil de vendas
Para começar a gerar leads(clientes em potencial) para o seu escritório é preciso criar um funil de vendas.
Essa é uma estratégia muito usada em lojas e outros serviços envolvendo a compra e venda para um grupo de clientes específico.
No entanto, a ideia central do funil de vendas também pode ser transmitida para os escritórios de advocacia, de maneira a organizar não só o conteúdo que será postado online mas também as campanhas de marketing digital em geral.
Às vezes, as pessoas querem apenas informações básicas ou respostas para perguntas específicas que elas possuem.
Outras vezes, eles estão realmente procurando um advogado. Um funil ajuda você a filtrar clientes em potencial com base em seu estágio de interesse, para que você possa encontrá-los onde estão e, finalmente, transformá-los em clientes.
Você pode pensar no funil em termos de topo do funil(TOFU), meio do funil(MOFU) e fundo do funil(BOFU).
Um lead TOFU provavelmente estará apenas procurando informações sobre algum problema relacionado ao direito.
Um lead do MOFU já passou do estágio inicial e agora está buscando um serviço específico.
Já um lead BOFU está pronto para agir. É aqui que através do conteúdo de qualidade e chamadas para ação bem feitas, que você pode conquistar este lead e torná-lo um cliente de seu escritório.
2. Construa um site
Ter um site para seu escritório de advocacia é como ter um cartão de visitas que funciona o tempo todo e alcança milhares ou até milhões de pessoas.
O objetivo do seu site é transformar os visitantes em leads e posteriormente em clientes, levando-os a realizar uma ação específica.
Você pode fazer isso facilmente ao aderir a um blog dentro do seu site, onde deve ser postado conteúdo de qualidade semanalmente.
Esta é uma abordagem muito simples, mas que funciona. A ideia é que você conquiste os clientes por meio do seu conteúdo de qualidade que os convence de suas capacidades como advogado.
3. Invista em SEO
O tráfego orgânico é o que irá sustentar as suas estratégias de geração de leads nos próximos anos. E para isso, você precisa investir em otimização de mecanismos de busca (SEO).
SEO para escritórios de advocacia não é tão difícil. Embora você possa definitivamente tentar fazer isso por conta própria, é melhor contratar um serviço de uma agência de marketing digital.
Eles realizarão uma auditoria de conteúdo, desenvolverão uma estratégia personalizada, executarão essa estratégia e fornecerão relatórios regulares para garantir que você esteja no caminho certo.
4. Faça marketing de conteúdo para advogados
O marketing de conteúdo é parte integrante do marketing na internet por vários motivos.
Para os advogados, em particular, oferece os benefícios adicionais de simplesmente comunicar legalidades complexas aos clientes, ao mesmo tempo em que cria credibilidade e aumenta a classificação de uma empresa no Google.
Digamos que você seja um advogado de divórcio praticante. Ao longo dos anos, você conhecerá as dúvidas comuns que seus clientes têm.
Uma estratégia de marketing inteligente aproveita esse conhecimento para atrair leads. Você pode decidir criar uma postagem no blog sobre custódia e direitos dos pais.
Com a pesquisa de palavras-chave, você pode descobrir as frases mais comuns usadas pelos clientes e incluí-las no texto do seu blog.
Uma vez publicado, torna-se um conteúdo valioso que tem uma classificação mais alta no Google, é compartilhado pelos usuários e os incentiva a explorar seus serviços.
5. Use as redes sociais
Como todo marketing digital de escritórios de advocacia, o marketing de rede social permite que as empresas se conectem e se envolvam com clientes em potencial onde estão: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube etc.
É um recurso lucrativo para campanhas de marketing de conteúdo, construção de comunidades e reconhecimento de marca.
O segredo aqui é saber onde seus clientes em potencial se encontram, e estar na mesma plataforma que eles, postando conteúdo com frequência.
Estar presente nas redes sociais oferece informações e feedback valiosos para seu escritório e você pode utilizar isso em suas campanhas de marketing na internet.
Dependendo do tom da sua marca, você pode usar a gestão das mídias sociais para publicar conteúdo, interagir com assuntos atuais, realizar pesquisas e se conectar com o público, criando um relacionamento amigável.
Embora não haja duas estratégias de geração de leads idênticas, você pode usar algumas das diferentes dicas descritas acima para criar uma abordagem direcionada que funcione para seu escritório de advocacia.
Nem sempre será fácil, mas o trabalho de construir um funil de vendas produzirá frutos a longo prazo.
Os advogados podem fazer seu próprio marketing?
Muitas razões impedem que escritórios de advocacia de todos os tamanhos contratem uma agência de marketing digital, muitos acreditam que não seja necessário investir em marketing.
Preferindo outras maneiras de conquistar clientes. No entanto, podemos afirmar que o marketing jurídico digital funciona e traz muitos benefícios para os advogados que aderem a essa prática.
Ao contratar os serviços de uma agência de marketing digital especializada em diferentes áreas, as suas chances de conquistar mais clientes aumentam.
Embora seja possível que os advogados lidem com seu marketing por conta própria, essa pode ser uma tarefa complicada.
Afinal, você deve cuidar dos casos do seu cliente e ao mesmo tempo gerenciar redes sociais, administrar um site e blog, e ainda manter o seu perfil do Google Meu Negócio atualizado.
São muitas funções, e você não quer que nenhuma delas acabe ficando para trás, prejudicando os seus serviços.
Por que gastar tempo em algo quando você pode contratar especialistas em marketing jurídico que oferecem resultados garantidos?
O marketing digital tem muitas partes, mas lembre-se, se você estiver com o orçamento apertado, não precisará implementar tudo de uma vez.
Você pode começar com a gestão de redes sociais, por exemplo, que te ajudará a ganhar mais notoriedade no seu setor e te ajudará a conquistar mais clientes.
Conclusão
O marketing jurídico é essencial hoje em dia, ele não apenas te auxilia a encontrar clientes interessados em seus serviços facilmente, mas também ajuda a ganhar reconhecimento e credibilidade.
Muitos advogados já usam o poder do marketing digital para se destacar da concorrência.