Qual o papel da empresa quando o funcionário fica em home office?

Atualmente, o trabalho na modalidade home office vem se popularizando, e esse aumento foi causado pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo uma pesquisa feita pelo Certificado Cursos Online, uma plataforma de Cursos Online com Certificado, 30% dos profissionais brasileiros trabalham em casa pelo menos uma vez por semana. E 10% afirmaram atuar em home office bem antes da pandemia.
Você entende como funciona esse sistema de trabalho? Compreende quais são as vantagens e as desvantagens do home office?

Continue a sua leitura neste artigo, vamos responder essas perguntas e outras dúvidas de muitos trabalhadores.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

O que caracteriza o home office?

Podemos definir que o trabalho home office será um exercício das tarefas diárias fora da dependência da empresa.

O home office oferece diversos benefícios, sendo uma incrível alternativa atraente para os trabalhadores que buscam maior conforto e flexibilidade em sua jornada de trabalho, além de também ser uma grande opção para as empresas que desejam valorizar a realização dos seus projetos.

Muitas pessoas pensam que o home office pode ser feito em casa, porém ele pode ser desenvolvido em diversos espaços, como por exemplo: em coworking, cafés, parques, entre outros. O home office pode ser viável em qualquer lugar que seja confortável para o funcionário. Portanto, a melhor maneira de identificar de aportuguesar esse termo é chamando ele de “trabalho remoto” ou “trabalho a distância”.

Porém, esse modelo não é acessível para todos os brasileiros. Ele depende de uma série de funções que vão exigir um maquinário específico, para o cumprimento de tarefas que podem ser executadas com a ajuda da internet.

Quando falamos sobre os funcionários, nem todos terão o perfil necessário e qualificado para tornar o home office um trabalho produtivo.

Quais as vantagens e desvantagens do home office?

O home office tem as suas vantagens e as suas desvantagens, que são tanto para a empresa quanto para o funcionário. É fundamental conhecê-las para planejar uma excelente forma de se adaptar ao trabalho a distância.

Vantagens do home office

Motivação do colaborador

Hoje em dia, o home office dribla diversos problemas que são enfrentados pelos trabalhadores, como por exemplo, o trânsito, o desconforto do ambiente corporativo, a falta de mobilidade e a flexibilidade nos horários do profissional.

Com esses benefícios, o trabalhador se sente mais motivado em trabalhar e mais engajado com a empresa, assim, consequentemente, produzindo cada vez mais e diminuindo assim os índices de rotatividade.

Redução de custos

Com o home office, a empresa pode cortar alguns custos com infraestrutura e pagamento de benefícios, como por exemplo, o vale-transporte. Além de diversos outros gastos para a manutenção física das empresas.

Mais qualidade de vida

Com o trabalho a distância, os trabalhadores podem conviver mais com a sua família, se exercitar, se alimentar melhor e aproveitar o tempo que estaria se locomovendo em direção ao trabalho. Em casa o trabalhador terá mais tranquilidade, consequentemente, produzindo cada vez mais e, podendo investir o seu tempo em estudos, como por exemplo, em Cursos Online.

Flexibilidade de horários

Hoje em dia, grande parte das atividades profissionais não vão exigir que se siga um padrão exato dentro da rotina de trabalho, que será das 9h às 18h.

Inúmeros trabalhadores descobrem que eles serão mais produtivos nos períodos alternativos, pois eles irão gerenciar a sua própria jornada de trabalho, adequando assim as suas entregas das tarefas.

Maior atração de profissionais

Quando existe a alternativa de trabalhar em casa é uma forma de atrair muitos candidatos à vaga. Principalmente a geração que nós vivemos, que estão habituados com a tecnologia e aos benefícios que a mesma proporciona.

Desvantagens do home office

Falta de socialização com a empresa

O home office causa algumas desvantagens, como a falta de convívio diário com os demais colegas. Esse fator pode levar ao isolamento social e prejudicar assim as emoções dos funcionários, interferindo assim, na qualidade do trabalho.

Podemos definir que esse fator poderá acarretar algumas desatualizações do profissional.

Interrupções

Muitos profissionais sentem algumas dificuldades ao trabalhar em casa, pois são constantemente interrompidos.

Os familiares e amigos não compreendem a necessidade de concentração do profissional e acabam assim não respeitando os horários de trabalho.

Aumento e trabalho

Se o profissional não tiver disciplina e muita organização, o funcionário precisará estender sempre o seu horário de trabalho.

Muitos profissionais também não conseguem se desligar das tarefas do trabalho, pois quando descobrem que têm algo para resolver, esses profissionais acabam trabalhando além do turno, prejudicando assim o próprio período de descanso.

Vazamento de informações

Em quase todo trabalho existem as possibilidades de vazamento de informações confidenciais da empresa, que será por meio de vírus ou ataques ao computador doméstico do trabalhador, pois muitas vezes, conta com uma segurança fraca do que um computador de um sistema corporativo.

Além de estender ao mundo físico, pois poderá haver a perda ou furto do computador.

Depois de ler sobre qual o papel da empresa quando o funcionário fica em home office, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *