Maiores escritórios de advocacia trabalhista do Brasil

Maiores escritórios de advocacia trabalhista do Brasil

Você já parou para pensar o motivo para certos escritórios de advocacia alcançarem o sucesso enquanto outros, apesar de lutas diárias, não ficam satisfeitos com a profissão?

Trata-se de um questionamento no qual muitos advogados constantemente trazem à tona e, muitas vezes, surgem comentários sobre eventuais privilégios que fazem um advogado crescer mais que o outro, como o caso de advogado na família, um sócio investidor desde o início na carreira, familiar ou não, e assim por diante.

Analisando as características de escritórios de advocacia que alcançaram o sucesso e, neste ponto, é importante relatar que o termo é relativo para cada tipo de profissional, é perceptível um fator em comum entre eles: o empreendedorismo. 

Mas como assim?

Os maiores escritórios de advocacia que hoje consistem em um grupo de colaboradores significativo, de 100 para cima, por exemplo, além de atuação nacional e internacional, têm uma característica semelhante que diz respeito à visão da advocacia como um empreendimento.

Na verdade, o escritório de advocacia é um empreendimento, porém, tal fator não é ensinado aos estudantes na graduação e muito menos após a conclusão do curso de direito.

Assim, o empreendedorismo é uma visão que permite aos advogados ter uma perspectiva diferenciada, ou seja, perceber a profissão como um negócio como qualquer outro, que necessita de gestão corporativa e financeira, marketing, meios de fidelização de clientes, de gestão processual e muito mais.

Ver o escritório como um negócio pode levar o advogado a um patamar sequer imaginado. 

E nesta perspectiva, decidimos elaborar um conteúdo específico sobre os maiores escritórios trabalhistas do Brasil. Confira a seguir.

Os 5 maiores escritórios Trabalhistas do Brasil

Como falamos no início, um grande diferencial de escritórios de advocacia de sucesso diz respeito à visão empreendedora sobre a profissão.

Ou seja, advogar é muito mais do que ajuizar processos judiciais litigiosos para julgamento. 

É possível mesclar judicial com o extrajudicial, litigioso com o consensual, consultorias jurídicas e assessorias jurídicas e assim por diante. Não há um formato apenas de advogar.

E mais, é possível gerar negócios, além de ajudar outros negócios. Já pensou nisso?

Existem alguns rankings publicados por editoras que divulgam os melhores negócios no mundo, nos diversos setores a partir de relatórios, e as mais famosas são: Chambers and Partners, The Legal 500, Global Leaders, Leaders League e Who’s Who Legal. 

Em 2021, a Leaders League divulgou o ranking dos melhores escritórios de advocacia separados por área e aqui destacamos a lista dos 5 maiores escritórios trabalhistas do Brasil, divididos por segmento da área:

 

Contencioso Trabalhista de Volume

  • SIQUEIRACASTRO 
  • AUTUORI BURMANN SOCIEDADE DE ADVOGADOS
  • CHALFIN, GOLDBERG, VAINBOIM ADVOGADOS

Consultivo Trabalhista

  • MACHADO MEYER ADVOGADOS
  • MALLET ADVOGADOS
  • MATTOS FILHO, VEIGA FILHO, MARREY JR. E QUIROGA ADVOGADOS

Contencioso trabalhista

  • MALLET ADVOGADOS
  • MATTOS FILHO, VEIGA FILHO, MARREY JR. E QUIROGA ADVOGADOS
  • MACHADO MEYER ADVOGADOS
  • MANNRICH E VASCONCELOS ADVOGADOS
  • TOZZINIFREIRE ADVOGADOS

Empreendedorismo e Marketing Jurídico 

Atualmente no Brasil, existem 1,2 Milhões de advogados com cadastro ativo da OAB, nos tornando o país com a terceira maior quantidade de advogados do mundo.

Neste cenário cada vez mais competitivo, é essencial que a atuação do advogado esteja aliada a práticas de gestão empreendedora, ao bom uso da tecnologia e a utilização de quaisquer ferramentas disponíveis para agregar valor ao desempenho dos serviços jurídicos.

Naturalmente, desde que seu uso não ultrapasse as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB. 

Fato que comprova e reforça isso é a publicação do novo provimento 205/2021 que renova as regras de publicidade OAB objetivando modernizar a prática do marketing jurídico.

A partir do que foi exposto neste post, percebe-se que a advocacia caminha ao lado do empreendedorismo e também do marketing jurídico.

A visão da advocacia como um negócio alinha e define aspectos que afetam o crescimento na profissão, de modo que permite a adoção de medidas estratégicas para cada setor do escritório. 

Conhecer o andamento do escritório, desde a atuação dos advogados colaboradores e sócios até o relacionamento com clientes, além de questões internas, principalmente financeiras, torna possível adotar as estratégias de marketing jurídico.

Este que, a propósito, consiste em uma série de medidas estratégicas, cuja finalidade é especialmente:

  • Tornar o advogado e/ou escritório uma autoridade em sua área de atuação;
  • aumentar a percepção de valor do serviço jurídico, do ponto de vista do cliente
  • prospectar clientes, dentro das normas da OAB.
  • tornar o seu potencial cliente ciente de seus direitos, por meio da divulgação de conteúdo informativo

Vale mencionar que o avanço do marketing digital em todas as áreas é estarrecedor e que a tecnologia vai se expandir cada vez mais. Ou seja, o método antigo de perambular às ruas para buscar produtos ou serviços cai por terra. 

Por isso, a maior preocupação dos escritórios de advocacia, a captação de clientes, será cada vez mais realizada por meios digitais.

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *