Como calcular o valor dos honorários advocatícios

Como calcular o valor dos honorários advocatícios?

O Brasil é um dos países que mais forma profissionais de Direito do mundo todo, comprovando que a área, independente do meio de atuação no futuro, atrai diversas pessoas por permitir uma atuação dentro de diversas áreas, desde esportes até casos penais.

Existe uma categoria que se encaixa na especialização de desejo de cada um, sendo assim, é preciso notar que o profissional de Direito pode até mesmo ser apaixonado por seu emprego e área de atuação, porém ninguém pode sobreviver sem receber lucro monetário de volta por seu esforço.

O retorno financeiro é um fator de enorme importância para advogados e outros profissionais do Direito. Esse retorno financeiro pode ser também determinado como honorário advocatício, um assunto que, infelizmente, não é grandemente abordado a fundo dentro de universidades de Direito.

O Brasil conta com a maior quantidade de faculdades e instituições de ensino focadas na área do Direito, porém muitas não tocam no assunto do honorário advocatício.

Um profissional que deseja atuar na área de Direito como sua profissão dos sonhos precisa se familiarizar com o termo, quais os tipos de honorários advocatícios e como calcular esses honorários da melhor forma.

Existe uma fórmula básica que todos os advogados e profissionais de Direito precisam saber para cobrar por seus serviços. É preciso também notar que esse direito apenas aplica-se para os advogados inscritos na OAB.

O que é honorário advocatício?

O honorário advocatício é um direito dado para todos os advogados inscritos na OAB que se trata de sua remuneração segundo o serviço prestado. Os valores do serviço base estão disponíveis na tabela de honorários de cada estado. Essa tabela se difere grandemente para cada local, portanto é importante que o advogado consulte ela antes de fazer a cobrança por seu serviço prestado.

O termo honorário também é visto em outras áreas, não apenas pelos serviços prestados por advogados. Os contadores, consultores e outros profissionais também recebem honorários por seus serviços prestados, esses profissionais são considerados liberais e, portanto, dependem de honorários para cobrar seus clientes.

Por não ser um assunto comum dentro da faculdade, muitos profissionais não entendem como ocorre essa cobrança, quais os valores nas tabelas, qual a fórmula correta para cobrar e quais os tipos de honorário advocatício. Acredite ou não, existem vários que o advogado deve considerar.

Quais os tipos de honorários advocatícios

Apesar de os honorários serem, em geral, uma forma de remuneração, nem todos contém a mesma natureza. Cada tipo de honorário possui algumas diferenças importantes entre si. Devemos mencionar que os existentes são: honorários contratuais; honorários arbitrados; honorários sucumbenciais e honorários assistenciais.

Honorários contratuais

O honorário contratual é, como seu nome já implica, um acordo mútuo feito entre advogado e cliente no início da realização dos serviços prestados pelo profissional liberal. Esse honorário precisa, por lei, ser pago independente do cliente de um advogado ter sido ou não quem ganhou em uma ação.

Honorário arbitrado

Nesse caso, a remuneração é arbitrada pelo juiz da ação onde o advogado está trabalhando. O juiz leva em consideração múltiplos fatores para decidir o número a ser pago, porém a tabela da OAB é a principal deles.

Honorário sucumbenciais

Esse tipo de remuneração é questionado por muitos, pois causa controvérsia por conta de ser o honorário pago pela parte que perdeu o processo ao advogado da parte que venceu o processo.

Honorário assistencial

Nesse caso, o honorário não vai para o advogado. Ele vai diretamente ao sindicato que oferece a assistência advocatícia para o trabalhador, sendo um honorário utilizado em casos de processos trabalhistas.

Como calcular o valor de um honorário advocatício?

Existe uma fórmula básica para consultar e calcular o preço do honorário correto. O profissional precisa fazer a fórmula que seja “Custo do serviço” mais a “quantidade de despesas geradas” mais a “lucratividade de banca”. O custo de serviço é o mais importante e deve ser calculado por meio da complexidade do caso, tempo de serviço e o valor de bem de vida do cliente.

Caso um advogado trabalhe dentro de um escritório, é de suma importância que compreenda quais os valores cobrados dentro dele. Uma ocorrência comum é que o advogado novato não entenda certamente sobre o assunto e caia em armadilhas graves.

Como facilitar o trabalho no meio do Direito?

Atualmente, advogados possuem diversas maneiras de facilitar seu trabalho diariamente, seja por meio de um software para advogados ou pela ajuda da tabela de preços da OAB.

O profissional deve sempre se adaptar com as melhores tecnologias e sempre estar se adaptando com novos aprendizados para oferecer um ótimo serviço aos clientes e também facilitar seu dia-a-dia usando aquilo aprendido.

Apesar das faculdades focadas em Direito no Brasil não possuírem unidades dedicadas à cobrança de honorários advocatícios, os advogados novatos e até experientes precisam se manter atualizados para não cair em preços injustos e abusivos.