Afinal qual é a função de um profissional que cuida da portaria de prédios?

Hoje a portaria de qualquer prédio será literalmente o primeiro contato de qualquer visitante com o condomínio. E por causa disso, o porteiro é um profissional de extrema importância para a segurança dos moradores e para o bom funcionamento do condomínio em si. O porteiro será a primeira pessoa que o visitante verá ao entrar em um condomínio.

Existem muitas funções que são atribuídas a este cargo. Ser um bom porteiro está muito além de somente recepcionar os moradores e visitantes.

Muitas vezes as funções do porteiro de condomínio, acabam se confundindo com os demais funcionários, e com isso pode acabar sobrecarregando o profissional, e em muitos casos podendo gerar até processos trabalhistas.

Neste artigo queremos lhe mostrar sobre as responsabilidades do profissional e sobre as melhores formas de orientar o seu funcionário.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Controlar os acessos de tráfego

A primeira função que vamos comentar é a mais conhecida dos porteiros. É a responsabilidade do porteiro em controlar a entrada e saída das pessoas no prédio, sejam elas visitantes, prestadores de serviços e os moradores.

Se a pessoa não mora no local, ela deverá obrigatoriamente se identificar para entrar no local. É sempre preciso se identificar ao porteiro e ele ligará para o morador solicitando assim a liberação ou o impedimento da passagem do visitante.

Esse será o processo que deverá ser realizado inteiramente pelo porteiro. Para melhorar o trabalho do porteiro, a empresa deve distribuir ferramentas de trabalho, como interfone e câmeras. E sempre que o porteiro tiver alguma dúvida em relação a conceder o acesso de algum visitante ao condomínio, o porteiro deverá solicitar que o morador desça ou reconheça por via câmeras de segurança a liberação do visitante.

Correio

Por causa do grande fluxo dentro dos condomínios, tudo que chega deverá passar pela triagem da portaria, para que mais tarde seja realizada a distribuição para os moradores. Será responsabilidade do porteiro realizar uma triagem do que chegou e logo após encaminhar para cada apartamento.

E quando se tratar de uma entrega delivery, é recomendado ao porteiro ligar para que o morador desça para pegar o Delivery solicitando. Não aconselhamos que o entregador suba para entregar a comida na porta do apartamento, é sempre importante manter a segurança do condomínio, evitando assim acessos desnecessários de pessoas.

Conduzir e monitorar os prestadores de serviços

Muitos condomínios têm o costume de ter um alto fluxo de prestadores de serviços. E no decorrer do dia, poderá aparecer qualquer tipo de prestador de serviço, seja ele técnico da internet, encanador, jardineiro, entre outros.

São muitas pessoas que vão entrar e sair e pode ser difícil conduzir todas essas pessoas e nem sempre os moradores vão avisar quem eles estão esperando.

Sempre antes de liberar o acesso de qualquer pessoa, o porteiro deverá entrar em contato com o morador que solicitou o serviço, e saber se o serviço foi realmente solicitado, para então evitar qualquer ação de bandidos disfarçados de prestadores de serviços. E logo após a confirmação, o porteiro deverá solicitar que o morador desça para conduzir o prestador ou o porteiro pode levá-lo até ao morador.

 

Identificar todas as anormalidades que podem acontecer no condomínio

Em um Curso de Porteiro o aluno aprenderá sobre como identificar qualquer anormalidade que possa aparecer no condomínio. O porteiro deverá possuir acesso ao sistema de segurança do condomínio e vai caber a ele identificar todas as anormalidades que deverão ser comunicadas ao zelador e aos moradores.

Sempre avisando a todos sobre os elevadores que deixaram de funcionar, pessoas estranhas andando no condomínio, brigas, vandalismo, entre outros.

Guardar sempre o livro de ocorrências

O livro de ocorrências sempre deve ficar na portaria, sob os cuidados totais do porteiro.

Os moradores podem relatar qualquer problema com demais vizinhos, podem relatar sobre a necessidade de manutenção das áreas comuns do empreendimento ou até as sugestões de melhoria.

O porteiro sempre deve se certificar de que todo o morador que escrever no livro de ocorrências deve deixar a sua assinatura, assim evitando que sejam feitas denúncias, calúnias e reclamações anonimamente, e às vezes precavendo se o morador não vai usar o nome de outra pessoa.

É dever do porteiro sempre avisar ao síndico ou à administração do condomínio tudo que consta no livro de ocorrências.

 

Agindo diante de emergências

Todo porteiro deve saber as melhores formas de agir em uma situação que fuja do normal. Podemos definir que o ponteiro é os “olhos do condomínio”.

Os porteiros precisam prestar muita atenção em tudo e devem saber como agir em casos que alguém possa ficar preso no elevador, ou em caso de algum suspeito estar rondando o condomínio.

Muitos condomínios possuem um sistema de segurança interna que possibilita que o alarme seja tocado quando acontece qualquer invasão.

Para agir diante de emergências, é de extrema importância que exista um telefone que faça chamadas diretas para serviços essenciais, como: polícia militar, corpo de bombeiros, SAMU e etc.

Discrição e ética

A descrição e a ética são as características que devem sempre estar presentes em todos os profissionais, porém, o porteiro de condomínio tende a lidar com a segurança de muitos moradores, e por isso precisa reunir todas essas características em uma só pessoa.

É muito importante que o porteiro seja um profissional discreto, pois ele tende a ter acesso a diversas informações pessoais sobre moradores.

Deseja se tornar um porteiro? Se a resposta foi sim, se inscreva em um Cursos Online com Certificado na área da portaria e qualifique o seu currículo.

Depois de ler sobre qual é a função de um profissional que cuida da portaria de prédios, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *