Você sabe como parcelar dívida MEI? O empreendedorismo está cada vez mais em alta no Brasil, muito por conta da abertura de novos MEIs, ou microempreendedor individual.
Entretanto, para obter sucesso nessa caminhada é fundamental entender como parcelar dívida MEI.
Muitas vezes ao consultar SPC os brasileiros se encontram em dificuldades financeiras. Por isso, encontram no MEI uma maneira de criar uma renda extra ou até mesmo uma nova forma de trabalho.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é o microempreendedor individual e a importância de parcelar dívida MEI. Aprenda também como abrir um MEI e as consequências de não pagar as dívidas
O que é MEI?
Antes de entender sobre os motivos de parcelar dívida MEI, é importante saber o que ele é. O termo MEI é a sigla para microempreendedor individual. Logo, o MEI é a regularização das pessoas que trabalham por conta própria ou que desejam empreender.
Além disso, o MEI, que teve sua criação ainda em 2009 e desde então é considerado uma das principais alternativas feitas pelo governo para o desenvolvimento do empreendedorismo.
Mas, vale destacar um ponto: existem algumas regras para poder abrir um microempreendedor individual.
Entre as principais normas está a necessidade de ter faturamento anual de até R$81.000,00. Por fim, há um detalhe: com o MEI criado é possível criar um negócio, emitir notas fiscais e contratar de forma regular colaboradores.
Por que abrir um MEI é importante?
Agora que você já sabe o que é MEI é possível entender a sua importância para o desenvolvimento econômico do país. De maneira resumida, o MEI é uma alternativa para se tornar uma empresa, ou seja, valorizar os pequenos empreendedores,
Ou seja, a criação do MEI é importante para a obtenção de um CNPJ, o que torna uma empresa regularizada e ativa. Além disso, com o MEI aberto o empreendedor pode ter direito a aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade e outros benefícios.
Além disso, outro ponto importante da abertura do MEI é a possibilidade de ter acesso a novas possibilidades de crédito e contas de Pessoas Jurídicas em instituições financeiras.
Como abrir um MEI?
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Clique em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”;
- Crie uma conta “gov.br” ou acesse com o seu CPF;
- Siga as instruções em tela. Nessa etapa, serão solicitados os seus dados pessoais, tais como número de RG e CPF, número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato;
- Defina as atividades que serão exercidas;
- Crie o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar;
- Confira todos os dados informados, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição.
Parcelar dívida MEI: o que é?
Primeiramente, com o seu MEI aberto é preciso ter muita atenção com a contribuição mensal relativa a categoria.
Embora bastante simples, o pagamento das guias mensais, os chamados DAS, Documento de Arrecadação Simples Nacional, é a forma de ficar em dia com o governo.
Ou seja, apenas os microempreendedores que pagam em dia podem ter acesso a todos os recursos e benefícios já citados. O DAS é emitido de forma digital no Portal do Empreendedor e deve ser pago mesmo se não estiver exercendo uma atividade.
Portanto, atrasar o DAS acarreta no surgimento de dívidas, que devem ser quitadas o mais rápido possível, por isso a importância de entender sobre o motivo de parcelar dívida MEI.
Como parcelar dívida MEI?
Agora que você já sabe que as dívidas do MEI são referentes ao atraso no pagamento do DAS é preciso entender como realizar o parcelamento desse débito. De modo geral, o empreendedor pode pagar em até 60 parcelas mensais.
Vale destacar que o valor mínimo de cada parcela é de R$ 50,00 e são acrescidos ao débito taxas de juros e multa. Além disso, a quantidade e o valor são definidos de maneira automática pelo sistema do MEI.
Para parcelar dívida MEI basta seguir os passos abaixo:
- Acessar o portal do empreendedor e clicar na opção “Já sou MEI”;
- Entrar na página de “Pagamento de contribuição mensal”;
- Clicar em Parcelamento;
- Solicitar o parcelamento;
- Acompanhar o processo.
Consequências de não parcelar dívida MEI
De forma geral, como toda dívida e não regularização da situação, o MEI pode sofrer sanções. Entre as perdas mais sentidas estão a perda dos benefícios previdenciários, como aposentadoria e benefícios de créditos e multas e juros.
Como uma forma de coibir a inadimplência desses empreendedores, essas cobranças são bem altas. O valor da multa é de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% no total.
Já os juros cobrados pelo atraso do pagamento do DAS estão relacionados à base da Taxa Selic, ou seja, a inflação. Fora isso, aqueles microempreendedores que passam mais de 2 anos sem pagar o DAS MEI podem ter o CNPJ cancelado.
Além disso, o atraso da guia mensal do MEI também gera a inscrição do microempreendedor na dívida ativa. Ou seja, o usuário pode passar a enfrentar problemas para aposentadoria, abrir contas em instituições financeiras e obter financiamentos.
Conclusão
Com todas as informações que apresentamos no texto é possível entender o que é o MEI e a importância de pagar em dia o DAS ou parcelar dívida MEI. Afinal, é uma ótima alternativa para o desenvolvimento de novos negócios.
Entretanto, assim como em qualquer outro segmento, o atraso em pagamentos acarreta uma série de complicações, tanto para a pessoa física como para a pessoa jurídica. De modo geral, não parcelar dívida MEI pode ocasionar no cancelamento do CNPJ.
Para realizar o parcelamento da dívida é preciso acessar o site do MEI e clicar na aba “Já sou MEI”. Depois disso basta entrar em parcelamento e dar entrada a sua solicitação. O próprio sistema irá apresentar as condições, como valor e número de parcelas.
Sendo assim, agora que você já sabe tudo sobre o que é ser MEI e os perigos de atrasar os pagamentos mensais, o DAS, é a sua hora de se tornar um microempreendedor individual.
Dê início ao seu negócio próprio e encontre novas fontes de renda para beneficiar você e seus familiares.