Ministério do Trabalho reconhece novas profissões

Ministério do Trabalho reconhece novas profissões

Analista de e-commerce, personal organizer e skatista profissional estão entre elas

Ao final de março de 2022, o Ministério do Trabalho e Previdência Social incluiu 22 novas profissões na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Agora, o número de funções devidamente reconhecidas no Brasil chega a 2.269.

Um exemplo é o personal organizer ou profissional de organização, especialista em organizar a casa e outros ambientes, como escritórios e empresas. O greidista, por sua vez, é a pessoa responsável pela terraplanagem de uma obra.

Esse reconhecimento por parte do governo federal é de grande importância tanto para os trabalhadores quanto para a classe profissional, pois garante subsídios na formulação de políticas públicas e auxilia na elaboração de dados estatísticos.

Conheça as novas profissões reconhecidas

Analista de e-commerce

Profissional responsável por todas as operações e atividades relacionadas a uma loja virtual.

Condutor de turismo náutico

Eles são guias em atividades turísticas que envolvam a movimentação de pessoas usando embarcações, como navegação em barco a vela ou iate.

Controlador de acesso

É responsável pelo controle de acesso externo em empreendimentos comerciais, residenciais e empresas. 

Engenheiro de energia

Seu serviço inclui planejamento, análise, desenvolvimento e otimização de sistemas de geração, transmissão, utilização e distribuição de energia.

Engenheiro biomédico

Especialista em desenvolver equipamentos e próteses para serem usadas no corpo humano, além de ajudar na criação de técnicas atreladas ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento de doenças.

Engenheiro têxtil

É o profissional que vai projetar as instalações de uma indústria têxtil, assim como os equipamentos da linha de produção em confecções e tecelagens.

Estampador de placa de identificação de veículos (PIV)

Profissional que faz todo o acabamento das placas de identificação de veículos, do alto-relevo até a pintura das letras e números.

Guarda portuário

Tem por função conservar a ordem e a segurança do patrimônio de determinada companhia portuária na qual ele está atuando.

Greidista

É a pessoa responsável por fazer todos os processos que envolvem a terraplanagem de uma dada construção. 

Inspetor de qualidade dimensional

Este profissional é incumbido de avaliar se as peças de determinados equipamentos estão dentro das dimensões permitidas, conforme as suas normas de fabricação.

Obstetriz

É o profissional responsável por acompanhar a gestante tanto no período do pré-natal quanto no pós-parto, sendo um especialista em ciclo gravídico-puerperal.

Oficial de proteção de dados pessoais (DPO)

Profissional encarregado em manter a proteção de dados de uma empresa, de forma a garantir a segurança das informações da própria empresa e também de seus clientes e fornecedores.

Operador de manutenção e recarga de extintores de incêndio

Prestador do serviço de manutenção e recarga de extintores, com credenciamento pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Operador de usina de asfalto

Pessoa responsável por controlar a cabine de comando da usina de asfalto, controlando a matéria-prima e a execução do carregamento dos caminhões. 

Perito judicial

Especialista que atua na produção de pareceres técnicos relativos à área de especialização requerida por juízes.

Policial penal

Anteriormente chamado de agente ou inspetor prisional, o policial penal tem como atribuição manter a ordem e o respeito dentro de unidades prisionais.

Profissional de organização (personal organizer)

Especialista em ajudar a melhorar a organização de pessoas e ambientes, por meio de determinadas técnicas e ferramentas.

Skatista profissional

Atleta de skate com aprovação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

Sommelier

Responsável por escolher, guardar e provar o vinho antes de servi-lo aos clientes, cuidando também da carta de bebidas de restaurantes, bares e afins.

Técnico em agente comunitário de saúde

É um profissional com nível médio que atua juntamente com equipes multiprofissionais nos serviços de atenção básica à saúde.

Tecnólogo em agronegócio

Atua na parte de gerenciamento de propriedades rurais de pequeno, médio e grande porte, cuidando de etapas tanto da agricultura quanto da pecuária.

Técnico em dependência química

É o profissional capacitado para auxiliar no apoio, diagnóstico e acompanhamento terapêutico às pessoas que sofrem de dependência química.