Viajar é sem dúvida nenhuma um dos maiores prazeres que o brasileiro que tem essa condição, tem. Sempre que não estamos viajando, estamos preparando a próxima viagem, afinal de contas, ainda que ela seja curta, é um investimento que a pessoa faz.
Isso significa que existe um cuidado especial, as pessoas não tomam, ou não deveriam tomar decisões precipitadas de para onde vão, como vão e como tudo vai acontecer por lá.
Uma decisão mal tomada pode resultar é perca de dinheiro, em frustração e às vezes até em alguns perigos. Esse tipo de conselho é especialmente dedicado para quem gosta de alugar locais na hora de viajar.
Embora exista muita gente que prefere viajar para hotéis e resorts para ter tudo ao alcance da mão com todas as mordomias pagáveis, existem aqueles que preferem mais a privacidade.
Alugar uma casa ou apartamento para poder se sentir em casa no seu local de viagem. Isso é muito comum, principalmente quando se viaja com muita família ou com muitos amigos. As casas geralmente são direto de imobiliárias ou mesmo de sites especializados em aluguel por temporada.
Mas você sabia que é preciso tomar muito cuidado com esse tipo de prática? Apesar de ser uma população com muitos adeptos, essas pessoas sabem que existe uma chance de se cair em golpes.
Isso acontece com certa frequência, e por isso quem opta por ficar assim precisa tomar muito cuidado com a hora de fazer a sua locação. E hoje estamos aqui para ajudar com isso.
Hoje vamos fazer uma lista de dicas que vão ajudar você a não cair em golpes, preservando o seu dinheiro, a sua paciência e a sua segurança.
Evite sites desconhecidos
A primeira dica é importante e básica: não alugar locais suspeitos ou muito desconhecidos. Você precisa alugar um lugar com certo renome porque assim você não precisa ficar tão desconfiado.
O Airbnb por exemplo, é um site extremamente famoso por alugar locais, e mesmo ele não é 100% seguro de golpes então todo cuidado é pouco.
Uma forma de tentar evitar golpe é sempre que for alugar uma casa, optar por apartamentos prontos para morar em Navegantes ou onde quer que você vá ficar. Esse tipo de imóvel é facilmente encontrado em sites famosos, geralmente vão ser mais fáceis de identificar a sua veracidade.
Cuidado com o preço
Se existe uma coisa que geralmente complica a vida dos viajantes, é sempre optar pelo mais barato. Acreditem, o mais barato tem um preço e às vezes ele é cobrado de uma forma mãe dolorosa do que só no dinheiro.
Então se você olhar para algo extremamente barato, sua primeira ação deve ser desconfiar, e em seguida pesquisar o que pode estar levando aquele lugar a ter aquele preço.
Uma boa forma de saber se o preço que você viu é suspeito, é pesquisando outras casas na mesma região e comparando os preços, vendo o quão grande é a discrepância do preço que você encontrou para outras casas.
Só de fazer isso, pode já se constatar que algo não está certo, e cortar uma possível dor de cabeça desde o começo.
Converse muito com o proprietário
Se você vai alugar um local, é de se pensar que no mínimo o dono vai querer conversar. Isso porque por mais que você tenha medo de receber um golpe, um dono de um lugar de verdade também vai ter inseguranças.
Ele quer saber para quem está alugando, com o estilo de quem tá chegando, seja família ou grupo de amigos. Se o dono não se mostrar muito interessado em você, esse é o primeiro alerta.
Mas cabe a você conversar, perguntar, questionar. Querer saber absolutamente tudo dessas pessoas sem vergonha nenhuma de perguntar. Quanto mais você saber, mais seguro você fica quanto ao lugar.
Pergunte a um local
Existem muitos casos de a pessoa sair de casa, viajar por horas, chegar lá e o local nem existir. Então se você conhece algum local daquela cidade peça para ele dar uma passada por lá, seja para uma visita mesmo ou para ter certeza de que o local exista.
Você pode ainda usar também o Google Maps para tentar olhar, caso a rua tenha o Google Street View para poder ver as ruas e como a casa é de frente para cima.
Faça tudo de forma oficial
Não faça nada de forma “amigável” como alguns chamam, exija que exista um contrato legal para caso alguma coisa dê errado.
Nenhum proprietário sério vai aceitar algum negócio sem contrato, até para reservar o local dele também. Se alguma pessoa te ofereceu um aluguel sem contrato, saia imediatamente, mas certamente alguma coisa está errada.
Esse é um cuidado básico, já que se algum problema acontecer você tem o contrato ao seu lado para poder reclamar.