Como proceder após o corte de energia elétrica residencial

Como proceder após o corte de energia elétrica residencial?

Todos nós sabemos que energia elétrica é algo indispensável em nossas vidas, isso se deve, pois grande parte das nossas atividades diárias dependem da energia elétrica.

Por isso, os consumidores devem ficar atentos às suas contas de luz, para que o corte não seja feito e sua família acabe ficando no escuro. Por determinação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) pela lei Nº 8.078/90 diz que os serviços públicos de iluminação precisam ser prestados com máxima eficiência. 

Se um dia você já passou por um corte de energia, você soube tomar as devidas providências? Se você não soube tomar as providências corretas ou você que nunca passou por isso, agora vai saber o que fazer se algo do tipo acontecer na sua casa e proceder da maneira correta. 

Fique conosco até o final desta leitura, que vamos de dizer tudo o que precisa fazer caso a energia da sua casa for cortada e quais são os seus direitos, previstos na lei. Pois, você sabia que existem muitas normas que precisam ser seguidas pelas empresas que oferecem tal serviço na hora do corte de energia elétrica.

Entretanto, as empresas também têm o direito de fazer o corte da sua energia elétrica caso o pagamento não seja feito. Por isso, agora vamos te passar algumas dicas para não passar sufoco neste momento tão delicado e constrangedor para muitas pessoas, mas que por incrível que parece acontece com muita frequência.

Uma dessas dicas é tentar economizar na conta de luz, assim você vai estar evitando uma conta alta de energia elétrica que muitas vezes se torna bem difícil de ser paga. Isso pode ajudar muito a não ter sua eletricidade cortada. 

Como proceder em casos de energia elétrica cortada?

As empresas responsáveis por fornecer eletricidade, só podem fazer o corte da luz em horários comerciais, ou seja, entre as 8 horas da manhã e as 18 horas da tarde. Além disso, a ANEEL determinou em 2020 que é proibido fazer a suspensão deste serviço às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados e também em vésperas de feriados.

E vale ressaltar que sua eletricidade só pode ser cortada pelas companhias após terem enviado um comunicado 15 dias antes do corte, o recado precisa ser escrito e muito bem específico. Caso você já tenha regularizado sua situação pagando as contas em débito, sua energia precisa ser religada em 24 horas, na zona urbana e 48 horas para as zonas rurais. 

Além disso, se você seus eletrodomésticos foram danificados e você conseguir provar que foi por culpa da companhia de energia elétrica, você tem direito de ser ressarcido em até 45 dias contados a partir do dia da reclamação.

Caso você não consiga pagar sua conta, você deve procurar a empresa que oferece esse serviço na sua cidade, para propor um acordo e conseguir ficar regularizado com a companhia de energia, como, por exemplo, a Monex Energia e ter sua energia religada. Pois, o religamento só vai acontecer depois que houver o débito da conta. 

Vale ressaltar algumas informações, como:

  • Se a solicitação para o religamento foi feito entre às 8h e 16h, em dias úteis, o pedido começa a contar no mesmo dia;
  • Já os pedidos que para religamento que foram feitos depois das 18h da tarde em dias úteis, o prazo começa a ser contado a partir das 8 horas da manhã do dia seguinte;
  • Se o pedido foi feito em uma sexta-feira depois das 18 horas da tarde ou aos finais de semanas, o prazo para religar sua eletricidade começa a partir das 8 horas da manhã da segunda-feira;
  • E quando o pedido de religamento é feito durante um feriado, o prazo começa a contar a partir das 8 horas da manhã do próximo dia útil. 

Se você fizer o pedido de religamento da sua energia elétrica dentro das regras e sua solicitação não atendida, você tem direito de procurar por órgãos de defesa do consumidor e pode até mesmo recorrer a uma ação no Juizado Especial Cível, para que possa ser reparado os danos morais e materiais, por erros cometidos pela empresa responsável por fazer esse serviço. 

Algumas dicas para evitar o corte da sua eletricidade

Uma das melhores formas de conseguir evitar o corte de energia elétrica da sua casa é tentar economizar o máximo que puder, mudando alguns hábitos, como já citamos rapidamente lá no início do nosso artigo. Pois, com isso você vai conseguir economizar na sua conta e conseguir deixar todas pagas em dia. 

Assim sua família também vai economizar mais dinheiro e ainda evitar ter a eletricidade cortada, podendo gerar ainda mais prejuízo, evitando que as contas se acumulem e virem uma bola de neve. 

Você pode evitar o alto consumo de energia, pagando as luzes acesas sem necessidade, diminuir o tempo no banho, evitar deixar a geladeira aberta por muito tempo, sempre tirar da tomada aparelhos, como, TV, micro-ondas, carregadores de celular. Entre muitas outras coisas que podem ajudar nessa economia. Seja consciente.