Cobrança de juros abusiva o que fazer? Se você contratou um empréstimo ou financiamento com juros abusivos pode procurar um advogado e entrar com uma ação revisional de juros. E com isso conseguir que as taxas sejam ajustadas para os valores estipulados pelo Banco Central.
De acordo com o dr. Daniel Silva do escritório Galvão & Silva Advocacia, advogado especialista em dívidas bancárias, os juros são considerados abusivos quando o valor cobrado é muito superior às médias estipuladas pelo Banco Central. E também, em comparação aos valores cobrados por outras instituições financeiras.
A boa notícia é que você não precisa ficar pagando juros abusivos. Porque, esse problema tem solução e você pode obter uma redução na taxa de juros do seu empréstimo ou financiamento.
Cobrança de juros abusiva o que fazer para resolver?
Em primeiro lugar, você deve ter certeza de que os juros são realmente abusivos. Afinal, as instituições financeiras têm liberdade para fixar suas próprias taxas de juros. O que significa que você pode pagar sim mais juros em um determinado banco do que em outro.
Para isso, você pode utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central e descobrir qual o valor real de juros que você está pagando sobre o valor do seu crédito. Para isso, você só precisa inserir os seguintes dados:
- Número total de meses do seu empréstimo ou financiamento;
- Valor da parcela paga;
- O valor total que foi emprestado ou financiado;
- A taxa de juros mensal.
Dessa forma, você consegue verificar qual será o valor total que você vai pagar já com juros inclusos no final do empréstimo ou financiamento.
Agora, se você não tiver o valor das taxas mensais de juros, você pode obter essa porcentagem. Pois, você consegue fazer o cálculo com os três primeiros itens da lista acima.
Então verifique os resultados que você obter com as taxas de juros estipuladas pelo Banco Central. E compare também com os juros cobrados para o mesmo tipo de crédito por outras instituições financeiras.
Cobrança de juros abusiva o que fazer para resolver na prática?
Se você fez os procedimentos descritos no item anterior e constatou que os juros cobrados estão muito acima da média de mercado, então você está pagando juros abusivos. Portanto, você tem dois caminhos a seguir:
Entrar em contato com a instituição financeira e tentar renegociar as taxas você mesmo;
Contratar um advogado e entrar com uma ação revisional de juros.
Uma ação revisional de juros é um instrumento jurídico que permite que o consumidor possa ter suas taxas de juros ajustadas conforme as taxas do Banco Central. Ou seja, se você paga juros abusivos pode conseguir uma boa redução dos valores acionando a justiça.
Você precisa provar que os juros são abusivos ou vai perder a causa
Cobrança de juros abusiva o que fazer? Se você decidir entrar com uma Ação revisional de juros procure um advogado primeiro. Pois, é preciso analisar antes se o seu contrato de empréstimo ou financiamento realmente tem juros abusivos.
Isso porque, você terá que provar em juízo que os juros que você está pagando estão acima da média do mercado. Caso contrário, você vai perder a causa, já que a justiça entenderá que a instituição financeira é que está com a razão.
Concluindo
Tentar negociar com a sua instituição financeira primeiro é sempre a melhor escolha. No entanto, infelizmente nem todas as instituições estão dispostas a renegociar juros com seus clientes. Então, você pode precisar de uma ação revisional de juros.
Tirou suas dúvidas sobre a pergunta, cobrança de juros abusiva o que fazer? Comente!