aprimorar o processo de integração de funcionários remotos

6 dicas para aprimorar o processo de integração de funcionários remotos

Fazer a integração de funcionários remotos apresenta uma série de dificuldades, e é bem diferente de realizar uma integração presencial. Entretanto, se você seguir as seis dicas abaixo, os novos membros de sua equipe certamente iniciarão seus trabalhos na empresa da melhor forma possível.

1. Faça uma preparação antes do primeiro dia de trabalho do funcionário

Iniciar um novo emprego pode ser algo estressante. Mesmo se o novo membro da equipe já tiver bastante experiência profissional, levará algum tempo para ele/ela realmente entrar no ritmo, como aprender a trabalhar remotamente, por exemplo. Se você tentar resolver todo o processo de integração no primeiro dia de trabalho, essa dificuldade só vai se agravar.

Antes da primeira orientação de trabalho do novo colega de equipe, faça uma preparação para suavizar a transição dele/dela:

  • Crie um cronograma para o primeiro dia e primeira semana. Disponibilize um cronograma e orientações para os novos funcionários enquanto eles aprendem mais sobre a empresa e a função que desempenharão. Isso certamente os ajudará em situações de trabalho em que não podem contar com colegas presenciais.
  • Crie a conta e as credenciais do funcionário. Normalmente não é necessária a ajuda do novo funcionário para tal, e obviamente funcionários remotos não estarão no escritório da empresa e nem poderão conversar com colegas enquanto aguardam receber suas credenciais.

2. Apresente todos os colegas

O novo funcionário não saberá com quem ele/ela deverá conversar para solucionar eventuais problemas. Portanto, é sua responsabilidade apresentá-los à equipe e a qualquer pessoa com quem trabalharão, bem como às áreas importantes da empresa, como a TI e o RH. Isso é muito importante para funcionários remotos pois não estão no escritório; ou seja, não podem fisicamente acessar esses departamentos por conta própria.

3. Defina expectativas e metas

Certifique-se de que o novo membro da equipe saiba o que é esperado dele/dela desde o início. Por exemplo, durante o processo de integração, defina metas claras e ensine como seu novo funcionário poderá realizá-las.

Essas informações não somente o ajudam a ter um desempenho melhor no trabalho, mas também a decidir fazer pausas quando sentir a necessidade.

4. Use um software de colaboração

Você provavelmente usa diferentes aplicativos de software para todos os tipos de tarefas no trabalho, mas saiba que também pode usar essas ferramentas no processo de integração. Por exemplo:

  • Zenefits para tarefas de RH. Este software ajuda a aprimorar o processo de integração, e inclui ferramentas para os funcionários gerenciarem seus benefícios e cronogramas.
  • Lucidspark para tarefas de brainstorming. Esta plataforma permite adicionar novos membros da equipe a um quadro branco virtual e a colaborar em projetos com facilidade.
  • Slack para a comunicação virtual. Use o Slack para se comunicar rapidamente com novos funcionários e adicioná-los a bate-papos em grupo.

5. Forneça documentos e recursos detalhados de treinamento

Funcionários remotos geralmente trabalham sozinhos, não em uma sala com colegas — e o isolamento físico pode aumentar a sensação de desamparo caso não consigam concluir alguma tarefa ou se precisarem de ajuda.

No entanto, com um espaço prático e cheio de recursos acessíveis, isso não será um problema. Neste espaço, é importante fornecer instruções detalhadas sobre como usar todos os aspectos do software e hardware (caso necessário). E não se esqueça de incluir nos documentos todos os recursos de treinamento de que precisarão.

6. Faça um acompanhamento constante

O processo de integração não precisa terminar junto com o treinamento. Dedique um tempo para conversar e acompanhar constantemente seu novo funcionário e certificar-se de que ele entendeu todas as suas responsabilidades.

Além disso, fazer um acompanhamento é ótimo para criar uma relação de confiança com o novo membro da equipe, o que não é fácil em um regime remoto.

A integração de funcionários não precisa ser um processo confuso e complexo. Siga estas dicas para aprimorar seu processo de integração, e ajude seus novos funcionários remotos a se sentirem mais confiantes, capacitados e bem-vindos à empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *