Sabemos que o Brasil é reconhecido no mundo todo como sendo o país do futebol, já imaginou poder juntar essa paixão com sua profissão? Pois bem, essa possibilidade não está somente ao alcance, mas também dos profissionais de Direito Desportivo.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, a atuação desse profissional deve ir além dos gramados de futebol, isso porque a profissão atua em diversas áreas ligadas ao esporte.
Direito é uma das áreas mais bem pagas e concorridas no país, se você quer saber um pouco mais sobre essa profissão fique até o final deste artigo e descubra o que realmente faz o advogado de clube de futebol e como é possível chegar até este caminho. E antes de tirarmos todas as suas dúvidas, se deseja ter mais informações sobre o mundo do Direito no futebol, procure pelo blog de direito desportivo. Agora, sim, vamos ao que interessa.
Quais são as funções atribuídas para o profissional de Direito Desportivo?
O profissional de Direito que atua na área de esportes tem participação nos trâmites judiciais e extrajudiciais, já fora do tribunal o advogado de esportes tem a missão de orientar nas negociações entre clubes e atletas, isso quer dizer que ele vai fazer o estudo dos vínculos trabalhistas e também a formulação de cláusulas contratuais.
Já em termos de litígio, o profissional de Direito, tem como obrigação de comparecer em audiências e ficar inteirado de processos ligados a diversas situações, veja a seguir algumas delas.
- Processos abertos em função de faltas agressivas cometidas pelos atletas e vistas como violação à legislação do esporte;
- Julgamento de times por descumprimento das regras, como, por exemplo, escalar o time de forma indevida;
- Julgamento por denúncia por doping;
- Quebra de contratos;
- Abuso dos direitos de imagem.
Como se tornar um advogado de clubes de futebol?
Como você já deve imaginar, a graduação deve ser a de Direito, essa é a primeira etapa quem quer juntar sua paixão por futebol e ainda poder trabalhar com isso. Para aqueles que desejam seguir por esse caminho deve saber que o curso superior é bem vasto e garante uma base completa sobre as suas diversas áreas de atuação.
Logo depois de concluir a graduação, o aluno formado em Direito deve fazer seu exame na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ser aprovado para conseguir sua carteirinha. Muitos dos formados não conseguem passar no exame e outros nem tentam fazer a prova.
Mas, devemos ressaltar que somente o diploma da faculdade não é o suficiente para começar a advogar.
Para se especializar em Direito Desportivo, é preciso realizar a especificação nesta área. Isso acontece em qualquer área que deseja trabalhar, é preciso sempre estar em constante atualização.
Ao longo dos anos todas as profissões passam por alterações, cabe ao profissional não ficar estagnado e se atualizar conforme a sua área. Um bom profissional nunca deixa de se atualizar.
Qual a definição de Direito Desportivo?
Direito Desportivo nada mais é que a área de atuação onde o profissional acompanha tudo que tem relação com o mundo do esporte. Tudo isso é feito com conhecimento em normas que levam ao interesse jurídico de inúmeras naturezas, como, por exemplo, civis, trabalhistas, fiscais, comerciais, entre outras.
O advogado de clubes de futebol também tem como função atribuída entrar com a defesa de jogadores que tiveram algum tipo de conflito dentro de campo e até mesmo a representação de federações e clubes, além disso, também pode fazer a mediação em negociações de grande porte.
Essa é uma área do Direito que foi designada para que os regulamentos e as normas sejam cumpridas e também garantir que haja respeito à justiça Desportiva. O advogado que escolhe esse caminho para trilhar tem grandes possibilidades de crescimento em sua carreira pela frente.
Qual a relevância do Direito Desportivo?
Essa é uma área de atuação que está sendo cada dia mais importante dentro do esporte, boa parte dessa precisão está ligada ao alto capital de giro em torno deste setor, podemos dizer que o mundo do esporte é uma área econômica muito rentável. Como grande exemplo disso, temos o futebol que gera milhões ao longo do ano todo em diferentes partes do mundo.
O advogado desportista tem o grande papel de garantir toda a segurança do clube e dos atletas.
Além disso, esse profissional deve fazer com que os direitos cheguem até os jogadores e todos tenham seus direitos assegurados, preservando assim toda a integridade e segurança de cada um dos jogadores e os demais integrantes do clube.
Podemos esperar também algumas mudanças que os advogados esportistas tentam realizar em algumas instituições, isso vem acontecendo frequentemente, pois cada dia mais os clubes vem se portando como empresas que precisam de um suporte jurídico especializado.
Com isso, novas chances estão chegando aos jogadores com mais facilidade e rapidez aqui no Brasil.