Um Guia para o Visto de Cônjuge no Reino Unido

Um Guia para o Visto de Cônjuge no Reino Unido

O sistema de imigração no Reino Unido possui uma ampla variedade de vistos para cobrir as diferentes razões pelas quais uma pessoa pode desejar mudar para a Inglaterra, Escócia ou País de Gales. Neste artigo, vamos abordar um dos vistos que fazem parte da gama de “vistos de parceiro”.

Entendendo o Visto de Cônjuge no Reino Unido

O Visto de Cônjuge no Reino Unido é projetado para pessoas com mais de 18 anos que desejam se mudar para o Reino Unido para se juntar a um parceiro que possui cidadania ou status de residência permanente lá. Este visto também pode ser usado para se juntar a um parceiro que está no Reino Unido como refugiado. Este visto específico destina-se a casais que já são casados e permite que um parceiro permaneça no Reino Unido por 30 meses antes de expirar. Uma vez expirado, ele pode ser estendido por mais 30 meses.

Atendendo aos Critérios de Elegibilidade

Você precisará atender a uma série de critérios para ser elegível para este tipo de visto. Você precisará fornecer informações detalhadas sobre seu relacionamento, o alojamento em que pretende ficar no Reino Unido, a situação financeira de seus parceiros, bem como demonstrar sua habilidade em falar inglês, galês ou gaélico escocês.

Você precisará provar ao Escritório de Imigração do Reino Unido que seu casamento é genuíno. Para fazer isso, você pode fornecer evidências como certidões de casamento, detalhes de contas bancárias compartilhadas, propriedade compartilhada ou acordos de aluguel, ou até mesmo evidências de quaisquer filhos resultantes do casamento.

Em termos de informações financeiras, além de mostrar evidências de finanças compartilhadas, você precisará mostrar que seu parceiro atende a uma renda mínima anual. Para poder te apoiar quando você chegar, eles precisarão ganhar um mínimo pré-imposto de £ 18.600 para que você seja elegível. Se houver crianças dependentes incluídas em sua inscrição, eles precisarão ganhar mais £ 3.800 para o primeiro filho e mais £ 2.400 para cada criança dependente adicional. Essa renda pode vir de um único emprego ou de múltiplas fontes de renda, como autônomo ou vários empregos de meio período.

O tamanho do alojamento necessário dependerá do número de dependentes que fazem parte de sua inscrição. O Escritório de Imigração tem seu próprio método de calcular o número de quartos necessários para se qualificar como adequado. Embora todas as pessoas que vivem na casa tecnicamente precisem ter seu próprio quarto, há várias exceções a isso, dependendo da idade e do relacionamento das pessoas que vivem lá.

Os casais podem compartilhar um quarto entre si e crianças com menos de 1 ano não contam para os requisitos de quartos. Se uma criança tiver entre 1 e 9 anos, ela equivale a 0,5 pessoa e pode compartilhar seu quarto com uma criança na mesma faixa etária. Para os propósitos do Escritório de Imigração, você também pode contar uma sala de estar como um quarto.

Como mencionado acima, ao solicitar um visto de cônjuge, você também precisará comprovar que tem um certo nível de proficiência em uma das 3 línguas faladas no Reino Unido: inglês, galês ou gaélico escocês. Você pode comprovar isso fazendo um exame de fala e audição que utiliza o método de Teste Seguro de Língua Inglesa. Atualmente, você pode agendar esses testes através de provedores como o Trinity College London e o IELTS.

Existem algumas circunstâncias que o isentarão da necessidade de fazer o exame. Se o seu país de origem tiver uma maioria de cidadãos que falam inglês, ou se você tiver uma qualificação de ensino superior ministrada em inglês, poderá estar isento desse critério. Além disso, qualquer pessoa com menos de 18 anos, com mais de 65 anos ou que sofra de uma condição de saúde mental ou física de longo prazo pode não precisar fazer o teste.

Processo de Inscrição

Para iniciar sua inscrição, você pode preencher os formulários no site GOV.UK. Quando a inscrição for recebida e começar a ser processada, o Escritório de Imigração o notificará e solicitará as evidências necessárias para concluir o processamento da inscrição. As evidências que eles solicitarão podem incluir certidões de casamento, certidões de nascimento de seus filhos, informações financeiras, como extratos bancários, comprovantes de emprego, evidências de sua acomodação e todos os passaportes que você possui atualmente. Embora esses documentos cubram muitos dos critérios necessários, você pode precisar fornecer documentos adicionais, dependendo de suas circunstâncias únicas.

A taxa que você precisará pagar para processar a inscrição variará dependendo de onde você está baseado. Se você estiver fazendo sua inscrição no Reino Unido, a inscrição custará £ 1.048 atualmente. Se você estiver solicitando do exterior, no entanto, precisará pagar uma taxa de £ 1.538. Se houver dependentes fazendo parte da inscrição, esteja ciente de que você precisará duplicar essas taxas para cada dependente, então verifique se você tem os fundos disponíveis antes de iniciar o processo de inscrição.

Solicitar um visto de cônjuge no Reino Unido pode ser um processo complexo, envolvendo várias formas de evidência e a possibilidade de ter que navegar por muitas etapas diferentes. Embora este guia breve o prepare para muitos dos elementos que você pode esperar encontrar, não há uma jornada padrão. Como tal, você pode querer procurar aconselhamento de um profissional legal experiente que poderá orientá-lo através de quaisquer obstáculos inesperados.