Você sabe que existem diferentes tipos de acidente de trabalho? Essa é uma informação importante para qualquer trabalhador. Afinal, trata-se de um direito trabalhista que ampara o segurado quando este não pode trabalhar.
Ao ficar incapacitado para o trabalho, receber o benefício do INSS é a forma que o trabalhador tem de manter o seu sustento. Lembrando ainda que um acidente de trabalho gera efeitos legais importantes.
Esse é o caso da estabilidade provisória. Pois, o trabalhador que recebe auxílio doença acidentário e retorna ao trabalho não pode ser demitido por um período de 12 meses. Você sabia?
Além disso, conhecer os diferentes acidentes de trabalho também é uma informação relevante para os gestores. Porque, o empregador também precisa saber como agir nesse tipo de situação.
E como vamos ver a partir de agora existem várias situações diferentes que são caracterizadas como acidente de trabalho.
1. Tipos de acidente de trabalho: acidente típico
Esse tipo de acidente acontece dentro da empresa ou local de trabalho. Portanto, é o acidente mais comum e também aquele mais conhecido por gestores e empregados.
Já que muitos treinamentos de segurança trabalham situações que envolvem esse tipo de acidente. E muitos acidentes realmente se caracterizam como acidentes típicos de trabalho.
Pois, esse tipo de acidente acontece quando o trabalhador se machuca no exercício da sua atividade laboral. Por exemplo, se acidentar ao operar uma máquina, cai de andaime, ou algo similar.
2. A doença ocupacional
A doença do trabalho ou doença ocupacional também é considerada um dos tipos de acidente de trabalho. Porque, ela também acontece em decorrência do exercício da função laboral do trabalhador.
Por exemplo, quando o trabalhador que realiza movimentos repetitivos todos os dias desenvolve LER – lesão por esforço repetitivo. Podemos citar ainda como exemplo os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT.
Outro caso de doença do trabalho são aquelas enfermidades que ocorrem em razão da exposição ao ambiente laboral. Esse é o caso das doenças pulmonares que se desenvolvem devido à exposição de agentes químicos no ar.
Então, é importante destacar a relação direta entre o desenvolvimento da doença do trabalho e o ambiente de trabalho. Pois, essa é uma condição necessária para que a doença ocupacional seja considerada um acidente de trabalho.
3. Tipos de acidente de trabalho: acidentes agravantes
Nesse tipo de acidente o colaborador já tinha um problema prévio de saúde. Contudo, ocorre um acidente que potencializa essa condição e caracteriza uma situação agravante.
Perceba que o colaborador não é o responsável por causar o problema. Ele sofre um acidente. Mas, sua condição prévia de saúde já era frágil e o acidente ocorrido torna o problema mais grave.
Por exemplo, imagine um trabalhador que já possuía problemas de visão. No entanto, com o auxílio de um óculos ele conseguia enxergar normalmente. Então, ele sofre um acidente de trabalho que causa perda de visão parcial ou total.
Vale lembrar que nessa situação o acidente de trabalho deve agravar a situação do colaborador. Ou provocar o seu óbito. Caso contrário, não será caracterizado um acidente de trabalho.
4. Tipos de acidente de trabalho: o acidente de trajeto
Quando o trabalhador sofre um acidente no caminho para o trabalho, também configura como acidente de trabalho. Isso é válido mesmo que o trabalhador esteja no transporte público e um acidente ocorra.
A única condição para isso é que o trabalhador esteja na rota da sua casa para seu local de trabalho. Por que, se o trabalhador estiver em outro trajeto, mesmo que seja no horário de ir ou voltar do trabalho, será considerado um acidente normal.
Dicas finais
Ainda o acidente de trabalho por sabotagem. Situação que acontece quando o acidente ocorre por um ato mal intencionado realizado por terceiro.
Por exemplo, quando um empregado com algum problema com a empresa sabota uma máquina ou equipamento. Então, outro colaborador acaba sofrendo um acidente em decorrência desse ato de sabotagem.
É claro que o trabalhador acidentado precisa comprovar que houve uma sabotagem. Mas, independente disso, essa situação também é um dos tipos de acidente de trabalho. Gostou desse artigo? Comente!