como consultar o FGTS

Como consultar o FGTS: 4 formas de conferir o seu

Saber como consultar o FGTS regularmente é um direito de todo trabalhador. Afinal, o fundo de garantia é depositado pelo empregador em conta vinculada própria, e só pode ser sacado em situações previstas por lei.

O valor, que equivale até 8% do salário do colaborador deve ser depositado mensalmente, até o 7º dia de cada mês.

Contudo, mesmo que não possa dispor do seu Fundo de Garantia quando quer, o empregado tem direito de acompanhar se o depósito está sendo feito pelo empregador.

Então, continue lendo e confira agora como consultar seu FGTS de forma simples e prática.

Acompanhe.

Saiba como consultar seu FGTS sem sair de casa

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e é um benefício trabalhista que existe desde o ano de 1966. Sua criação foi efetivada com o objetivo de prover um aporte financeiro a trabalhadores demitidos sem justa causa.

Graças as inovações trazidas pela internet, e pelos recentes aplicativos desenvolvidos pela Caixa Econômica Federal, é possível consultar seu saldo do FGTS de diferentes maneiras.

Essa é uma forma de ter mais facilidade na hora de consultar o seu benefício. Confira o passo a passo para consultar seu FGTS de diferentes formas a seguir.

1. Clientes da Caixa podem usar o internet banking

Se você também tem conta concorrente ou poupança na Caixa Econômica pode usar o serviço de internet banking para consultar o extrato do seu FGTS. Portanto, por já ter o app instalado em seu celular, essa pode ser uma opção fácil.

Para isso é baixar o app da Caixa e fazer login com seus dados bancários. Então, você poderá fazer consultar do FGTS online.

Há também a opção de acessar o site da Caixa e fazer sua consulta FGTS a partir do seu computador.

2. Como consultar o FGTS pelo site da Caixa sem ser correntista

A opção de como consultar o FGTS pelo site da Caixa também está disponível para quem não é correntista da instituição financeira. Para isso é só seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse o link extrato FGTS Caixa;
  • Insira o número do NIS ou do seu CPF e clique em “cadastrar senha”;
  • Após ler o regulamento clique em aceitar;
  • Preencha suas informações pessoais na tela a seguir;
  • Crie uma boa senha com até 8 dígitos;
  • Após confirmar sua senha, faça login novamente.

Depois de efetuar seu cadastro é só usar novamente seu CPF ou o número do seu NIS para fazer login e consultar seu FGTS na tela do seu computador.

3. Saiba como consultar seu FGTS via aplicativo

O app FGTS é outra forma prática e acessível de ter informações sobre o seu fundo de garantia na tela do seu celular sempre que você quiser. O app é seguro para uso, para isso siga algumas recomendações:

  • Baixe o aplicativo direto na loja oficial do seu smartphone;
  • Nunca confie em links de sites de terceiros;
  • Não use programas vindos de outras fontes.

É importante seguir esses cuidados, para ter certeza de que está baixando o app certo, e evitar golpes. Já para fazer o seu cadastro, siga o passo a passo a seguir:

  • Baixe e instale o app do FGTS;
  • Abra o aplicativo e clique em cadastrar;
  • Preencha suas informações pessoais (é preciso seu CPF);
  • Crie e cadastre uma senha numérica de 6 dígitos;
  • Clique em “não sou um robô” e espere o e-mail de confirmação;
  • Faça a confirmação pelo link enviado no e-mail;
  • Abra novamente o app, faça login e responda as perguntas que aparecem a seguir;
  • Depois, leia os termos de uso e assinale “Li e aceito” e clique em “concordar”;
  • Então, na tela de abertura do app clique em “meu FGTS” e pronto.

Com esse app você tem acesso ao saldo de todas as contas de FGTS vinculadas ao seu CPF e PIS. Então, mesmo o seu saldo FGTS de empregos antigos pode ser visualizado aqui.

Mas, é preciso ter paciência para concluir a instalação do app do FGTS, afinal o processo pode demorar um pouco. Principalmente na parte em que receber um e-mail de confirmação para prosseguir.

Além disso, tenha atenção aos detalhes, tanto para os dados digitados, quanto para responder as perguntas de segurança na etapa pós-confirmação do e-mail. São perguntas com respostas pessoais, e algumas envolvem datas.

É preciso responder corretamente para que o processo seja finalizado.

4. Verifique o saldo do FGTS por mensagem de texto

Uma informação interessante que muitas pessoas não tem, é que o usuário pode cadastrar o próprio smartphone para receber mensagens de texto do FGTS. Então, essa também é uma das 4 formas para saber seu saldo FGTS.

O melhor de tudo é que o serviço envia atualizações mensais para seu telefone conforme o seu fundo de garantia é depositado pelo empregador. Então, você pode acompanhar mensalmente se o seu FGTS está sendo depositado.

Você recebe informações sobre o saldo atualizado, e também de valores que estão disponíveis para saque.

Para ativar o recebimento de mensagens de texto do FGTS é preciso ir até uma agência da Caixa e cadastrar o seu dispositivo em um terminal de auto atendimento. Afinal, é preciso confirmar que o aparelho pertence a você.

Uma vez cadastrado o dispositivo, caso você mude de celular, é preciso fazer um novo cadastro para o outro aparelho. Isso ocorre por motivos de segurança.

É a mesma exigência que é necessária para quem quer movimentar sua conta da Caixa via app de internet banking. Embora, o app do banco dispense o cadastro dispense o cadastro do dispositivo apenas para consultas de saldos.

Conclusão

Para consultar o FGTS atualmente é simples e fácil. Você não precisa nem mesmo se deslocar a agência da Caixa. A não ser que queira receber SMS atualizados no seu celular, única situação em que isso é necessário.

Então, para saber como consultar seu FGTS, escolha uma das 4 formas apresentadas nesse artigo e siga as informações repassadas para fazer a consulta.

Espero ter ajudado você hoje a saber como consultar o FGTS. Então, se gostou desse artigo, que tal deixar seu comentário! Até a próxima!

Leia também: Resgatar Saldo FGTS no Aplicativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *