A Guia da Previdência Social é um documento importante para pessoas e empresas que fazem contribuições previdenciárias. Com esse boleto, é possível recolher os valores devidos ao INSS, cumprir obrigações trabalhistas e garantir benefícios assistenciais.
Neste artigo, você vai aprender como emitir, preencher e pagar sua Guia da Previdência Social. Continue lendo e tire suas dúvidas!
O que é a Guia da Previdência Social (GPS)?
Guia da Previdência Social (GPS) é um documento usado para pagar as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos os pagamentos feitos à Previdência Social são recolhidos por meio dessa guia, que detalha o valor devido e o tipo de tributo.
No caso das empresas, a GPS é utilizada para pagar obrigações previdenciárias como a Contribuição Previdenciária Patronal (CPP), que tem a alíquota de 20% aplicada sobre a folha de pagamento do negócio. Já as pessoas físicas podem usar a GPS para recolher o INSS nas categorias de contribuinte individual, segurado especial e segurado facultativo.
O microempreendedor individual (MEI) também pode recolher a GPS para complementar sua aposentadoria, já que, ao emitir DAS MEI, ele paga somente 5% e tem direito a um salário mínimo quando se aposentar. Dessa forma, é possível garantir a cobertura previdenciária e ter direito a benefícios importantes como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.
Para quem não trabalha com carteira assinada e, portanto, não é segurado do INSS automaticamente, a GPS permite fazer as contribuições de forma autônoma.
Como emitir a Guia da Previdência Social?
Existem duas formas de emitir a Guia da Previdência Social:
- Preenchendo um carnê que pode ser comprado em lotérica, papelarias e lojas de conveniência
- Emitindo a guia digital pelo site da Receita Federal.
Veja como fazer o processo online:
- Acesse o Sistema de Acréscimos Legais — SAL da Receita Federal
- Escolha o módulo do sistema de acordo com a data de filiação e tipo de contribuinte (as opções são contribuintes filiados antes de 29/11/1999, contribuintes filiados a partir de 29/11/1999 e empresas e órgãos públicos)
- Informe sua categoria (contribuinte individual, empregado doméstico, desempregado, etc.) e o número do NIT, PIS ou PASEP
- Confirme os dados e verifique suas informações pessoais
- Informe a competência (mês de preenchimento da guia) que quer pagar e o salário de contribuição que será usado como base no recolhimento (valor sobre o qual a alíquota de 20%, 11% ou 5% será descontada)
- Selecione o código de pagamento (cada categoria tem um código)
- Por fim, clique em “gerar GPS” e baixe o documento em PDF ou copie o código para pagamento online.
Como preencher a Guia da Previdência Social?
Como vimos, para preencher a Guia da Previdência Social, você precisa saber qual alíquota é a correta para o seu caso e sua categoria como contribuinte, além do código de pagamento. Existem três tipos de planos do INSS:
- Alíquota de 20% sobre salário de contribuição para contribuintes individuais
- Alíquota de 11% sobre salário mínimo para contribuintes individuais e facultativos
- Alíquota de 5% sobre salário mínimo para contribuintes facultativos de baixa renda e empregados domésticos.
Além de saber qual o plano, você precisa conhecer o código de pagamento que deve ser preenchido na GPS, disponível no site do INSS.
Como pagar a Guia da Previdência Social?
Você pode pagar a Guia da Previdência Social (GPS) da mesma forma que qualquer outro boleto:
- Copiando o código de barras e pagando pelo seu internet banking ou app bancário
- Indo até bancos e casas lotéricas.
Dependendo da sua categoria, você deverá pagar a GPS até dia 15 ou dia 7 de cada mês.
Entendeu tudo sobre a Guia da previdência Social? Então, faça o recolhimento e garanta os benefícios previdenciários!