Como se adequar ao home office da sua empresa

Como se adequar ao home office da sua empresa

Durante a pandemia muitas empresas precisam trabalhar em home office para não fechar de vez, principalmente no setor educacional.

Professores de todos os níveis tiveram que lidar com as novas tecnologias de comunicação, criação e compartilhamento de arquivos.

Esse nosso modelo de trabalho exige que as pessoas se relacionam virtualmente, mas como se adequar ao home office na sua empresa? Essa pergunta teve que ser respondida por muitas pessoas nesta nova jornada de trabalho durante a pandemia.

Os vendedores, os professores, os médicos e muitos outros se viram obrigados a se adequar a toda essa nova cultura de trabalho que é bem diferente da presencial.

No trabalho home office existe um novo formato que é o de cooperação mútua entre os membros de equipes, onde todas as comunicações ocorrem virtualmente e por isso precisam de ferramentas para dar o suporte necessário a todo esse processo.

Ferramentas especializadas

Para quem nunca teve a experiência de trabalhar remotamente estar preparado para o home office pode ser um desafio.

Para que o trabalho flua é preciso ter um mínimo de equipamento, um notebook ou outro equipamento que atenda suas demandas e, é claro, um bom acesso à internet.

Além disso, ter ferramentas especializadas para que as relações de colaborações aconteçam entre os membros de equipes no trabalho virtual.

Como uma ferramenta CRM por exemplo para auxiliar, no caso de professores, com o gerenciamento de turmas e organização das mensagens de alunos para encurtar a distância entre professor e aluno.

Todo trabalho home office deve ocorrer de forma compartilhada por isso, a necessidade de trabalhar em cooperação, uma instituição de ensino por exemplo vai precisar que seus professores tirem dúvidas entre si e, com seus coordenadores.

Tudo isso faz do home office um trabalho que exige comunicação, criação e compartilhamento de arquivos.

Essas relações virtuais precisam de ferramentas de interação, como chats, fóruns de discussão, uso de redes sociais, sistemas CRM, entre outras.

Por isso, trabalhar em home office exige especialidades que vão além do convencional, ter domínio das ferramentas digitais fica a cada dia mais imprescindível para que as equipes tenham bons resultados.

Trabalho de colaboração

Como já sabemos o home office foi extremamente necessário durante a pandemia, e gerou muitas oportunidades de negócios, além de diminuir custos, por isso, segundo pesquisas já é forte tendência no mercado em diversos setores.

Para se adequar ao home office primeiramente você precisa compreender bem o funcionamento e os prazos de entrega de seus trabalhos, deve respeitar a rotina de trabalho home office da sua empresa.

Além disso, quem pensa que trabalhar em home office é estar sozinho muito se engana, geralmente o home office é um trabalho de equipes coordenadas que interagem o tempo todo.

O segundo passo é manter uma mente sadia, lembre-se da sua rotina no trabalho antes do home office, e planeje uma rotina que inclua esse novo cenário, planeje seu café da manhã em casa, por exemplo, mais tranquilo, e depois suas tarefas do home office.

O segredo é conciliar as tarefas do home office com a sua rotina diária.

Encontrar uma forma de ter e manter um ambiente tranquilo para realizar suas tarefas, lembre-se que estar em home office é estar trabalhando, apesar de estar em casa suas obrigações com a sua empresa são uma prioridade que deve ser cumprida.

Dependendo do tipo de rotina que sua empresa usa, vão existir muitas flexibilidades para a realização desse trabalho, aquele café da manhã com a família pode acontecer mais tranquilamente, levar os filhos para escola, almoçar juntos.

Entretanto, deve existir todo um cuidado para que a rotina pessoal não atrapalhe suas metas no seu trabalho home office, pois nesse tipo de trabalho a colaboração e o engajamento entre os membros da sua equipe é muito importante para um resultado de sucesso.

Mas cuide para não trabalhar demais, e perder sua produtividade, pois, segundo pesquisas realizadas recentemente pela Google Workspace sobre o home office, 62% das pessoas que trabalham neste modelo afirmaram ter trabalhado mais que no presencial.

Por isso ajuste suas horas de trabalho, tenha o controle, pois existe esse perigo para quem trabalha home office, algumas pessoas por serem muito focadas acabam não desligando do trabalho, o que acaba gerando alta carga de trabalho, muitas vezes prejudicando a eficiência e a eficácia e até mesmo o bem-estar do trabalhador.

Isto é muito perigoso para sua saúde emocional e mental, além de estar totalmente na contramão do que o trabalho home office proporciona para a empresa e seus funcionários, é preciso ter equilíbrio entre o lazer, o trabalho e as metas.

Equilíbrio profissional

Para se adaptar ao home office você deve encontrar um ponto de equilíbrio, entre as tarefas cotidianas do dia a dia, as tarefas do trabalho e a produtividade tão exigida, não só em home office, mas em qualquer outro tipo de trabalho a sua produtividade vai contar muito no seu desempenho para sua empresa.

Entretanto se você não é uma pessoa desorganizada e tem dificuldade para estipular limites entre suas tarefas cotidianas e de trabalho, mas precisa trabalhar home office existem dicas para mudar seus hábitos:

·      Técnica de Pomodoro – escolha uma tarefa, por exemplo fazer suas aulas, foque nela por 40 minutos sem distrações, pausa por 10 minutos e repita a tarefa até que acabe.

·     Tenha seu cantinho – precisa estar em um ambiente calmo e tranquilo, no qual possa pensar e realizar suas atividades com clareza.

·     Crie sua rotina – lembre-se que a sua rotina tem que estar em sintonia com a rotina do home office da sua empresa.

·    Compartilhe – o trabalho em home office se baseia em uma cultura digital de colaboração mútua, é um tipo de trabalho participativo, que exige integração entre membros de uma ou mais equipes.

Um dos maiores benefícios do home office, é poder escolher períodos de trabalho que sejam mais adequados a você, ao seu cotidiano, menos trânsito, menos estresse.

Mas tenha cuidado, tudo vai depender das regras do home office da sua empresa, por exemplo, se você é um professor e tem turmas online em certo horário vai precisar estar conectado na escala de horário, mas todo o trabalho de preparação para esta aula poderá ser realizado no seu tempo.

Estipular uma rotina que agregue valor aos seus hábitos diários e atenda as demandas do seu trabalho home office será extremamente benéfico para a sua vida tanto pessoal como profissional.

Gostar de ter disponibilidade de horários não quer dizer falta de organização ou tendência à procrastinação.

Pessoas que trabalham home office não podem procrastinar, não dá certo, geralmente quem se dá bem com o trabalho home office não costuma deixar nada para depois e tem uma forte tendência a ser organizado.

Como vimos o trabalho home office está trazendo muitas vantagens para as empresas e seus funcionários, dá para fazer feitos incríveis, admirar uma vista para a praia de grumari ao mesmo tempo em que trabalha no conforto de uma casa de praia.

Portanto, se você ainda não tem as habilidades necessárias faça cursos, principalmente hoje temos muitos cursos online de graça para praticamente todo tipo de ferramenta de comunicação virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.