Como calcular décimo terceiro salário

Como calcular décimo terceiro salário?

Como calcular décimo terceiro salário? Você só precisa somar todos os salários que recebeu durante o ano, incluindo todos os adicionais e horas extras, então dividir esse valor por 12. E terá o valor do seu décimo terceiro.

Por regra, o décimo terceiro salário deve ter o mesmo valor que o salário mensal que o trabalhador recebe. No entanto, quaisquer valores adicionais como comissões, horas extras e adicionais de insalubridade ou periculosidade, devem ser incluídos no montante do décimo.

Então, é normal que alguns trabalhadores tenham dúvidas sobre como calcular o valor total da sua gratificação natalina. E foi pensando nisso que elaboramos esse artigo.

Saiba como calcular décimo terceiro salário

O décimo terceiro é uma gratificação anual que deve ser obrigatoriamente concedida a todos os trabalhadores celetistas. Além disso, a lei também determina que o décimo terá o mesmo valor do salário mensal que o empregado recebe. Independente do quão alto seja esse montante.

Para trabalhadores com 12 meses trabalhados, basta somar o valor de todos os salários mensais. Então, dividir esse resultado por 12. Assim, você já vai estar considerando suas horas extras, adicionais e outros valores que tenham sido incluídos no seu salário ao longo do ano.

Agora, o trabalhador não deve esquecer que o décimo terceiro normalmente é pago em duas parcelas. Portanto, você não vai receber esse valor de uma única vez.

Como calcular décimo terceiro salário em duas parcelas?

Quando você obtiver o valor total do seu décimo terceiro, precisa apenas dividir por dois e terá o valor da primeira parcela. Porque, essa parcela não sofre descontos, como INSS ou imposto de renda.

A primeira parcela do décimo deve ser paga entre o dia 1 de fevereiro até o dia 30 de novembro. Então, fique atento às datas de pagamento divulgadas na sua empresa ou pelo seu empregador.

Já na segunda parcela do décimo terceiro você precisa descontar o valor referente ao INSS e ao Imposto de Renda, quando incide. Além disso, caso você pague pensão alimentícia descontado em folha de pagamento, será descontado esse valor também.

Outro detalhe importante é que, em muitos casos, pode incidir ainda a contribuição sindical. Já que isso depende de decisão acordada pela categoria. Em alguns casos, essa contribuição pode vir descontada até mesmo na primeira parcela do décimo.

Em resumo, após descontar tudo que é necessário, você terá o valor da segunda parcela do seu décimo terceiro, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

E como fazer o cálculo do décimo com menos de um ano de trabalho?

Para saber como calcular décimo terceiro salário se você tem menos de um ano de trabalho, precisa considerar o número de meses trabalhados. Pois, você tem direito a receber o décimo terceiro proporcional.

Para isso, primeiro divida o valor do seu salário por 12. Em seguida, multiplique esse valor pelo número de meses trabalhados e terá o valor total do seu décimo.

Não se esqueça que esse valor será dividido em duas parcelas, caso a sua empresa ou empregador faça o pagamento dessa forma. Além disso, a segunda parcela também será menor, devido aos descontos que também incidem no décimo terceiro proporcional.

Dúvidas sobre como como calcular décimo terceiro salário? Comente!