A importância de um advogado criminalista para empresas

A importância de um advogado criminalista para empresas

O mundo dos negócios é complexo e por suas diversas relações socioeconômicas, o advogado criminalista se faz necessário para auxiliar uma empresa evitar ou se defender de crimes empresariais.

Mas, muitos negócios, grandes ou pequenos, ainda desconhecem as vantagens de contar com um advogado criminalista em sua empresa. Por isso, preparamos este artigo, que explica o que é um advogado criminalista e como ele pode ajudar seu estabelecimento, confira!

O que é um advogado criminalista?

O advogado criminalista entende muito de Direito Penal e atua, na maioria dos casos, na defesa de ações penais, ou seja, quando uma pessoa é acusada de algum crime. Independente do crime e da gravidade da ação cometida, perante a Lei, todos têm direito a um advogado, e é nesse momento que o profissional trabalha em prol dos clientes.

Com isso, o advogado especializado na área criminalista luta para que a lei seja cumprida da forma correta, sem excessos ou abusos de poder e protegendo os interesses dos acusados. 

Como um advogado criminalista pode ajudar empresas?

Grande conhecedor do Direito Penal, o advogado que escolhe aplicar sua especialização para ajudar empresas é essencial em três pontos importantes:

  • Prevenção de incidentes e crimes: com sua consultoria, o advogado esclarece quais atitudes são legais e ilegais, fazendo com que a empresa evite crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros. 
  • Defesa da empresa: caso uma investigação aponte uma irregularidade dentro do negócio, o advogado criminalista ajudará a esclarecer todo o processo ou a abrandar a pena em caso de crime comprovado.
  • Quando a empresa é a vítima: no mundo dos negócios, não é raro que uma empresa precise de ajuda de advogados para lidar com situações em que é vítima, como golpes, calotes ou outros tipos de crimes relacionados a outras empresas ou prestadores de serviço. 

Por isso, em todos esses casos, o profissional especializado em Direito Penal Empresarial é o mais indicado, já que sabe não somente sobre como funcionam as leis do país, mas principalmente, por entender das minúcias dos negócios. Com isso, a estratégia de defesa ou acusação é mais certeira. 

Assim, é papel do advogado criminalista assessorar os funcionários e todos envolvidos em uma empresa, defendendo seus direitos e evitando exageros das autoridades. Ademais, é o profissional que preserva a imagem das pessoas físicas, mas também da pessoa jurídica que representa a empresa. 

Muitos crimes, como lavagem de dinheiro ou corrupção lato sensu aparecem frequentemente na mídia, mas outros crimes, como os ambientais, contra a ordem econômica e contra as ordem de consumo também acontecem frequentemente, e não somente com grandes empresas. 

Ademais, mesmo que sua empresa seja limpa em todos os sentidos, sem crimes contra a ordem tributária ou previdenciária, há ainda aqueles contra a propriedade intelectual. Então imagine: você começa a sua empresa vendendo algo inovador, para só depois descobrir que tal negócio já foi registrado sob uma patente. 

E a situação pode piorar: você pode ser processado por isso. Dessa forma, o advogado criminalista agirá em sua defesa e na de seus interesses. É por isso que esse profissional é tão essencial mesmo para empresas que tenham “tudo nos eixos”.

Assim, por ter atividades bastante diversificadas, em que administradores, gestores ou mesmo empregados são passíveis de imputações que podem ser consideradas ilícitas, o profissional deve estar presente na empresa, oferecendo consultoria. 

Principalmente considerando que uma condenação pode ser o fim não só da pessoa física, mas também das diversas pessoas jurídicas envolvidas no negócio. Ou seja, não somente a empresa pode acabar, mas também a carreira de todos aqueles que trabalham em uma firma condenada por um grande crime empresarial. 

Não deixe que isso aconteça com a sua empresa, mantenha contato com um advogado de confiança. 

Fontes: (1), (2), (3)