Há muito se ouve falar da importância da diversidade racial nas escolas e nas organizações, mas mesmo que este assunto seja muito comentado, a realidade é bem diferente, pois poucas empresas e instituições fazem realmente questão de investir na diversidade racial, o que é um grande erro.
A inclusão de pessoas é muito importante, e assuntos sobre a diversidade como um todo estão sendo cada vez mais pautados, a fim de conscientizar as pessoas e incentivá-las a abraçar essa causa tão importante.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre isso, demonstrando qual é a importância da diversidade racial em uma empresa e mostrando um pouco mais sobre a situação do Brasil em relação a este assunto.
Vantagens de incluir a diversidade racial na sua empresa
Existem diversas vantagens em investir na diversidade racial dentro de uma empresa, que vão muito além da vantagem de ter uma consciência limpa e tranquila de quem sabe que está fazendo a sua parte para garantir que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades.
Uma dessas vantagens, de acordo com um estudo realizado por Harvard, é a diminuição dos conflitos dentro do ambiente de trabalho. Todas as empresas que investem na diversidade racial, diminuem a ocorrência de conflitos entre os colaboradores em cerca de 50%.
Essa melhora na convivência entre os funcionários é o que garante as demais vantagens, pois todos se sentem mais acolhidos, seguros e mais dispostos a trabalhar, o que aumenta, consequentemente, a produtividade.
Além disso, todos se sentem mais confortáveis em abraçar as ideias inovadoras da organização, além de liberarem sua criatividade com mais facilidade. Segundo a mesma pesquisa feita por Harvard, 17% dos colaboradores ficam mais dispostos e liberam mais seu potencial, o que permite a eles irem muito além de suas responsabilidades.
E claro, a empresa que faz questão de investir na diversidade racial está cumprindo seu papel com a sociedade, fica bem vista perante ela e incentiva outras organizações a fazerem a mesma coisa.
A diversidade como um todo no Brasil
Nos últimos anos, a diversidade, não somente racial, mas também de classe, gênero, nacionalidade entre outras, tem sido um tópico muito discutido e trabalhado no Brasil. Muitos movimentos sociais, marcas e empresas, como a Yabá Consultoria, por exemplo, tem prezado pela importância deste assunto.
As campanhas publicitárias também têm se atualizado e mudado a forma como fazem suas propagandas, de modo que consigam demonstrar que também se importam com a questão da diversidade, e sejam capazes de atingir um público muito maior, permitindo que todos se identifiquem com as marcas.
Ainda assim, alguns dados compartilhados pela ONU (Organização das Nações Unidas) e outras instituições a respeito da inclusão e aceitação da diversidade no Brasil, não são dos melhores. Confira:
- Ano passado (2021), a ONU informou que de todas as 16,2 milhões de pessoas que vivem no Brasil em situação de extrema pobreza, cerca de 70,8% são afrodescendentes;
- O Brasil é o 5º país que mais comete violência contra as mulheres, sendo que, a cada 11 minutos, pelo menos 1 mulher é estuprada;
- O Fórum Econômico Mundial divulgou uma pesquisa que dizia que seriam necessários cerca de 95 anos para que as mulheres brasileiras ficassem em pé de igualdade com os homens em relação a situação econômica;
- Em todo o território nacional, apenas 6% dos negros possuem diploma universitário;
- No Brasil, a cada 23 minutos, pelo menos 1 jovem negro é morto por assassinato;
- A expectativa de vida para pessoas transexuais no Brasil, é de apenas 30 anos e, a cada hora, pelo menos 1 pessoa LGBTQA+ é vítima de violência física, sendo que, a cada 26 horas, uma delas é morta por assasinato;
- Crianças brasileiras com síndrome de down costumam passar sua infância isolada, por não conseguirem amigos; quando jovens, não têm oportunidade de trabalho e, quando ficam idosas, acabam sozinhas em instituições.
Estes são apenas alguns dados que mostram como o nosso país ainda precisa melhorar muito a respeito da diversidade, não somente racial, mas em todos os aspectos.
O importante, é que a sua empresa pode fazer a diferença. Pois como observamos mais acima, existem muitas vantagens e benefícios de se preocupar com a diversidade racial dentro de uma empresa. Além disso, os benefícios não são somente financeiros, os benefícios são sociais e também, pessoais.
Pois você poderá ficar com a cabeça tranquila ao saber que não é como a maioria das pessoas. Ao saber que você se preocupa e se importa com o próximo e demonstra isso garantindo que todas as pessoas, independente da cor, tenham as mesmas chances, as mesmas oportunidades.
Investir em diversidade racial e permitir-se mudar o cenário atual do Brasil é algo realmente incrível, e fará muito bem para a sua empresa e para as pessoas que ali trabalham. E acredite, todas elas sentirão orgulho de fazer parte de uma empresa que se importa com a diversidade.