Como calcular as ferias? Veja aqui!

Como calcular as ferias? Veja aqui!

Como calcular as ferias? Some o valor bruto de todos os seus salários do ano e divida por 12 para obter a média salarial bruta. Então, divida esse valor por 3, para encontrar o 1/3 constitucional e some a média obtida. Desconte o INSS e o IRPF. 

O cálculo das férias costuma deixar muitos trabalhadores confusos. Pela legislação trabalhista, essa remuneração deve ser igual ao salário mensal do trabalhador. No entanto, muitas vezes, os valores mensais de salário variam devido à adicionais, horas extras e comissões.

E é justamente aqui que a maioria dos trabalhadores fica em dúvida.

Então, como calcular as ferias?

O primeiro passo a fazer é obter a média salarial bruta da sua remuneração anual. Para isso, some os valores dos seus últimos 12 salários e divida o resultado por 12.

Agora, se você tem um salário fixo no mesmo valor todos os meses, esse passo é desnecessário. Considere então o valor que você sempre recebe e parta para a próxima etapa, que é obter o valor do 1/3 constitucional.

Para isso, divida o valor do seu salário mensal, ou da média salarial bruta, por 3. Finalize o cálculo acrescentando esse resultado ao valor do seu salário, ou ao valor da média que você obteve.

Uma vez que você tenha obtido o valor final, faça os descontos necessários do INSS e do Imposto de Renda. Para isso, verifique a tabela de descontos do ano vigente e calcule conforme o valor da sua remuneração de férias.

Como calcular as ferias proporcionais?

As férias proporcionais podem ser devidas quando o trabalhador em período aquisitivo sai de férias. Ou, quando esse trabalhador é demitido sem justa causa, pede demissão ou tem o seu contrato de trabalho temporário finalizado.

O cálculo das férias proporcionais leva em consideração o direito já adquirido conforme o número de meses trabalhados. Afinal, a cada mês de trabalho, o colaborador adquire o direito a 1/12 de ferias.

Então, primeiro você deve dividir o valor do seu salário por 12. Em seguida, multiplique esse valor pelo número de meses que você trabalhou. Divida o resultado obtido por 3 para obter o 1/3 constitucional, e some ao valor proporcional dos seus meses de trabalho.

Finalize fazendo os descontos do INSS do Imposto de Renda, caso incida, conforme o valor das alíquotas determinadas para o valor da remuneração que você irá receber.

Quando o colaborador recebe a remuneração das férias?

Você já sabe como calcular as ferias. Já o pagamento desse valor deve ser feito com no mínimo dois dias de antecedência para o início do período de férias.

A regra é a mesma inclusive para os empregados com direito a férias proporcionais que entram de férias coletivas com a empresa. Lembrando ainda que, nesse caso, o empregado terá direito apenas ao número de dias de férias que já adquiriu.

Agora, para empregados que fizeram rescisão contratual e tem direito a férias vencidas ou proporcionais, elas devem ser pagas junto com as demais verbas rescisórias. Então, o prazo é de até 10 dias a contar da data de rescisão.

E as férias vencidas?

Como calcular as ferias quando elas estão vencidas? Faça o cálculo normal das suas férias, e multiplique o resultado bruto que você obter por dois.

Pois, a legislação trabalhista determina que as férias vencidas devem ser pagas em dobro. Logo, se você teria direito a R$ 3.000,00 reais de férias, deve receber R$ 6.000,00. E assim por diante.